Achei Sudoeste


Brumado: Cooperativa de reciclagem passa por processo de legalização
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o mês de dezembro de 2016, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou a lei para criação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado (CATARMB). A lei foi sancionada pelo então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que ainda investiu R$ 25 mil como incentivo para início das atividades e realizou a entrega de equipamentos, fardamento e um local alugado para armazenamento dos materiais recolhidos. Em menos de um mês de atuação, os catadores conseguiram recolher mais de 4,5 toneladas de reciclados das ruas da cidade. Porém, a dinâmica dos cooperativos foi diminuindo e uma queda significativa na produção foi registrada; alguns catadores abandonaram a linha de serviço, uma vez que perceberam as dificuldades da cooperativa, entre as quais a falta de legalidade. Mesmo com a lei, os cooperados ainda não haviam formado 

Brumado: Cooperativa de reciclagem passa por processo de legalização
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Agora, com a inclusão de novos integrantes, em parceria com a secretaria municipal de meio ambiente, todo o processo burocrático para legalização está sendo vencido e os catadores cooperados estão retomando as atividades. A prefeitura está agilizando as caixas coletoras que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, onde a população deverá depositar apenas os produtos que podem ser reciclados. A expectativa dos cooperados é de que na próxima semana o processo de legalização da cooperativa tenha sido concluído. A condição abrirá portas para aquisição de vários equipamentos para a linha de produção e prensa dos materiais recolhidos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.