Achei Sudoeste


Brumado: Aposentado comercializa antiquários para ajudar em seu tratamento do coração
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste compareceu ao ponto dos antiquários na Avenida Coronel Santos, em Brumado. O estabelecimento é de propriedade do lavrador aposentado Sebastião Francisco de Souza, de 68 anos, que já montou uma banca no trevo de entroncamento da BR-030 com a BA-262, onde vendia mapas rodoviários para turistas que passavam pelo município com destino a costa marítima do estado. Em seu ponto de antiguidades, Sebastião tem um acervo histórico com mais de 200 itens, dentre os quais rocas de tear, ferro a brasa, máquinas datilográficas, baús, mimeógrafos, máquinas de costura, toca-discos, LPs, cédulas, moedas e até fechaduras de casarões dos coronéis dos anos de 1800. Boa parte do estoque foi comprada e outros tantos ele recolheu após terem disso descartados por populares que não apreciaram o valor histórico e comercial dos materiais, apreciados por colecionadores e museus. Alguns equipamentos ainda estão em funcionamento, o que valoriza ainda mais seu valor histórico diante da era moderna. 

Brumado: Aposentado comercializa antiquários para ajudar em seu tratamento do coração
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vendedor de quinquilharias esclareceu a nossa reportagem que passou a comercializar os antiquários como opção de complemento da renda familiar, depois de descobrir um sério problema no coração. Para alavancar recursos para bancar o tratamento, ele se tornou um comerciante do ramo. A partir de 2012, o brumadense também passou a colecionar as cápsulas dos comprimidos que toma para manter a estabilidade do coração. São 20 comprimidos por dia, o que gera um total de 600 ao mês. O saco gigante contém mais de 30 mil embalagens do que ele chama de “troféu de Deus”. Mesmo diante das adversidades, o aposentado passa uma mensagem de incentivo a todos. “Trabalhe com vontade, mesmo que seu trabalho não seja o seu favorito. Passe a gostar dele como sendo a fonte do seu sustento que lhe dá dignidade de ser um cidadão de bem. Não se envergonhe da simplicidade do que faz, pois das coisas simples Deus nos mostra a grandeza da vida. Não desista da vida, agradeça a Deus por cada momento que possa ter aqui ao lado da sua família e dos seus amigos. Valorize a vida como um presente de Deus”, disse o comerciante.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.