Achei Sudoeste


Brumado: Funcionários da Ibar ameaçam entrar em greve
O presidente do Sindicato dos Mineradores José Santana de Andrade convoca a categoria para unir forças. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Começou nesta segunda-feira (14) a primeira rodada de negociação da campanha salarial dos funcionários da empresa Ibar com a direção. De acordo com o sindicato dos Mineradores, a empresa ofereceu uma ‘proposta indecorosa’. “Alegando dificuldades, inclusive relatando a respeito das demissões que fizera no início do ano para reduzir custos, a Ibar deixou claro que não pretende atender os pleitos dos trabalhadores, ao contrário, quer retroceder nas conquistas adquiridas com muita luta ao longo dos últimos anos”, comentou a diretoria do sindicato através de nota enviada ao site Brumado Notícias. Entretanto os funcionários afirma que a produção da Ibar está em um ‘ritmo alucinante’. “A proposta apresentada garante apenas a inflação do período e mais 0,5% de ganho real. Em relação à participação nos lucros a empresa reduz o valor em relação aos anos anteriores e propõe somente 80 % do salário nominal e mais R$ 450,00”, dizia a nota. Os trabalhadores ainda argumentam que a empresa “não aceita discutir a grave problemática dos turnos da fábrica e nem da mina impondo tabelas e horários que arrebentam com os trabalhadores lembrando a época da escravidão e, o pior, na contra mão das tabelas que são praticadas por outras empresas da região”. Em resposta aos valores oferecidos, o sindicato, em nome dos funcionários da Ibar, estipulou um prazo – até o próximo dia 17 – para a empresa reaver sua posição na campanha salarial e apresente uma nova proposta. “Caso até esta data a empresa não se reposicione o Sindicato vai aproveitar da insatisfação generalizada que reina no conjunto dos trabalhadores e propor greve por tempo indeterminado até que as justas, sensatas e factíveis reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas”, garantiu o sindicato.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.