Achei Sudoeste


Empreendimento eólico faz replantio de árvores e plantas nativas na Serra das Araras em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceira com empresas colaboradoras, Senai e prefeitura de Brumado, a Enel Green Power Brasil Participações (EGPB) está realizando o replantio de centenas de espécies de árvores e plantas nos 21 km de extensão do Parque Eólico, na Serra das Araras, entre o Distrito de Cristalândia, em Brumado, e os municípios de Dom Basílio e Rio de Contas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lainton Câmara, biólogo do Senai, declarou que foram colhidas mais de 300 mil sementes de 100 espécies de árvores e plantas catalogadas na localidade. A proposta, segundo ele, é reverter os impactos causados com o empreendimento. Para que o reflorestamento tenha resultados mais rápidos, as empresas projetaram bancas que receberam as sementes com uma cobertura de biomanta, confeccionada com cascas de coco, o que projeta mais nutrientes durante o desenvolvimento das mudas, além de fazer a dosagem ideal de água e luz solar. 

Empreendimento eólico faz replantio de árvores e plantas nativas na Serra das Araras em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dentre as sementes replantadas estão algumas espécies próprias da caatinga que estão sob preservação por estarem em risco de extinção, como o umbuzeiro, o coco licuri, a braúna, a aroeira, o angico e a umburana macho. Há também na caatinga brumadense belas flores, como as bromélias e orquídeas, que estão na lista de árvores de grande relevância para o bioma nacional. O biólogo esclareceu que, após o replantio das mudas, o excedente será doado para comunidades, organizações não governamentais e para o público interessado, que poderão adquirir as mudas no horto público anexo ao Parque de Exposições Gilson Brito.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.