Achei Sudoeste


MP abre debate para implantar rede de combate à violência contra mulher em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (15), o Ministério Público Estadual (MPE), através da Terceira Promotoria do Estado, promoveu o Primeiro Diálogo dos Saberes, em que abriu o debate para implantação de uma rede de combate à violência contra a mulher no município de Brumado. O evento aconteceu no auditório da 21ª Subseção da OAB, com o apoio da Uneb e da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), representada pelo delegado e professor Rafael Araújo, bem como pelos promotores Rauno Fernando e Adriano Nunes. O Juiz Genivaldo Alves Guimarães e demais autoridades também participaram do debate. O evento foi direcionado aos alunos que cursam a segunda turma de Direito da Uneb, no intuito de os mesmos se tornarem agentes multiplicadores das informações. Os palestrantes abordaram o drama vivido por muitas mulheres, que sofrem constantes violências domésticas, elevando as ocorrências e colocando Brumado na rota das cidades carentes de uma Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM). 

MP abre debate para implantar rede de combate à violência contra mulher em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Promotor Adriano Nunes destacou que o município tem um índice elevado de registros de prática de violência doméstica contra mulheres, cerca de 10 por semana. “Infelizmente, os dados, embora altos, ainda estão fora da realidade local, que convive com uma cifra negra. Nem todos os crimes são denunciados pelas vítimas, na sua maioria mulheres de classe média-alta, que, por vergonha ou posição social, ou até mesmo temendo revés social, ficam no silencio. Podemos afirmar que, pelo número de ocorrências e perfil de violência, Brumado já se enquadra no perfil para receber uma delegacia especializada da mulher, porém fatores de ordem pública, política e burocráticas acabam impedindo a implantação de uma DEAM na cidade”, disse o promotor. Segundo ele, novos debates serão promovidos no intuito de inserir também outras camadas de atenção à mulher e sensibilizar a gestão municipal para a criação da rede de assistência ás vítimas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.