Achei Sudoeste


Prefeito de Brumado está temeroso com proposta de abastecer Tanhaçu sem ampliação da Barragem de Cristalândia
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A proposta de construção de uma adutora na Barragem de Cristalândia para abastecer a sede e algumas comunidades rurais do município de Tanhaçu está deixando o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), temeroso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que sua preocupação se justifica, tendo em vista que não feita a elevação da barragem para aumentar o acúmulo na lagoa. O prefeito criticou o projeto e o deputado federal Waldenor Pereira (PT), seu desafeto político. Do ponto de vista do prefeito, a primeira preocupação do próprio governo do estado deveria ser agilizar a ampliação da barragem, que atualmente armazena 16 milhões de metros cúbicos de água e abastece as sedes dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, além de parte das comunidades rurais. 

Prefeito de Brumado está temeroso com proposta de abastecer Tanhaçu sem ampliação da Barragem de Cristalândia
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Isso está fervendo em minha cabeça, essa ideia parte do deputado que quer tirar tudo de Brumado. A ideia em si é boa, o povo de Tanhaçu merece, mas no momento não há condições de fazer isso. Ano passado chegamos perto de ficarmos sem água e agora, com a aprovação dessa solicitação do parlamentar, minha palavra é temeridade. Temo pelos riscos que poderemos sofrer com o abastecimento em nossa região”, ressaltou Vasconcelos. Com as altas temperaturas e o aumento em mais de 30% no consumo de água, bem como as poucas chuvas no segundo semestre de 2016, o nível do volume de água na Barragem de Cristalândia diminuiu cinco metros e o acumulado no leito do manancial ficou um pouco acima dos 10 milhões de metros cúbicos de água. Como medida preventiva para evitar um possível racionamento, a Embasa trancou a descarga ecológica por um período, até a chegada das chuvas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.