Achei Sudoeste


Despesas com UTI e outros investimentos podem provocar estadualização do hospital de Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A exemplo do que já acontece em Guanambi e Vitória da Conquista, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, também pode ser transformado em um Hospital Regional de Base. Para tanto, a unidade teria de passar por um processo para ser novamente estadualizado. A ideia teria sido ventilada rapidamente pelo governador Rui Costa durante pronunciamento de entrega de obras na cidade de Macaúbas. A decisão não seria uma surpresa, levando em consideração que nos últimos anos houve um grande investimento por parte do Estado e da própria Administração Municipal no que se refere à construção do espaço físico e aquisição dos equipamentos para aparelhar as duas Unidades de Terapia Intensiva, adulto e neonatal, somando 20 leitos. 

Despesas com UTI e outros investimentos podem provocar estadualização do hospital de Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Como os municípios convidados a formarem o bloco do Consórcio Regional de Saúde não aceitaram a inclusão das despesas do hospital junto aos custeios das unidades intensivas, o governo estadual assumiu 60% das despesas, ficando o restante da somatória com o Município - neste orçamento entram ainda o arco-cirúrgico e a sala de tomografia. Desta vez, o consórcio de saúde ficou mesmo restrito à manutenção da policlínica regional, que deverá ter o anúncio do lançamento da licitação pelo próprio governador Rui Costa em sua visita a Brumado no dia 21 de dezembro. Em entrevista anterior ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o secretário municipal de saúde do município, Cláudio Feres, não confirmaram a possibilidade de devolver o hospital municipal para a administração estadual. Porém, no atual cenário onde o município deverá assumir os custeios com a UPA 24 Horas, a qual será a nova unidade emergencial, a administração pode sim mudar o teor do discurso e aceitar a proposta de estadualizar a unidade.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.