Achei Sudoeste


Brumado: Prefeitura inicia instalação de placas solares para conter gastos com energia nas UBS
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Visando à contenção de gastos com energia, a prefeitura de Brumado iniciou a instalação de placas para captação de energia solar em alguns logradouros públicos. O projeto piloto esta sendo implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Liziane dos Santos Alves, agregado à quadra do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que está recebendo 114 placas de captação de energia do sol. O projeto tornará a UBS a primeira repartição pública de saúde a gerar a própria energia. Em novembro de 2017, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que as despesas em torno de R$ 150 mil somente com energia nas repartições estão elevadas demais para os cofres públicos, sem levar em consideração a taxa de iluminação pública que tem uma parcela custeada pelos contribuintes.

Brumado: Prefeitura inicia instalação de placas solares para conter gastos com energia nas UBS
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na ocasião, o chefe do executivo declarou que, com a concretização do projeto, o município terá mais subsídios para investir nas áreas de saúde e infraestrutura. As primeiras placas começaram a ser instaladas esta semana e, a princípio, a medida deve atender as unidades básicas de saúde. Como o projeto ainda está em fase de elaboração e sua execução depende de fatores burocráticos externos, o prefeito ressaltou que contará com o empenho de terceiros, principalmente da Coelba, para a sua conclusão. Vale lembrar que Brumado já conta com um projeto para implantação de um parque de energia solar, o qual tramita em esfera federal. Em 2016, na gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), o município disponibilizou uma área de 80 hectares para instalação do que poderá ser o Complexo de Energia Solar de Brumado. Por conta da incidência solar, que é seis vezes maior do que em outras regiões do país, o município foi incluso no programa do governo federal que incentiva os consumidores a gerarem energia renovável.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.