Achei Sudoeste


Apagão que atingiu o Norte-Nordeste deixou Brumado sem comunicação por mais de 5 horas
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 15h50 desta quarta-feira (21), um apagão atingiu cerca de 93% dos municípios do Norte-Nordeste do Brasil. A queda de energia foi provocada por uma falha em uma linha de transmissão na subestação do Xingu, na usina de Belo Monte, no Estado do Pará. A Coelba, concessionária de energia elétrica, declarou que 360 dos 415 municípios atendidos ficaram sem energia durante o apagão. Na cidade de Brumado, o blecaute durou mais de cinco horas, pois a energia só foi restabelecida por volta de 21h30, o que obrigou o comércio a fechar as portas mais cedo por questões de segurança. O município ficou sem sinal de celular e internet durante todo o período do apagão.

Apagão que atingiu o Norte-Nordeste deixou Brumado sem comunicação por mais de 5 horas
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma guarnição da Cipe/Sudoeste auxiliou a Polícia Civil na vigília da delegacia, onde também funciona a cadeia local. Os atendimentos no Hospital Professor Magalhães Neto foram mantidos devido aos geradores independentes que assistem a unidade de saúde. A Guarda Civil Municipal (GCM) auxiliou a Polícia Militar realizando rondas pela cidade no intuito de inibir qualquer ação contra prédios e patrimônios públicos. Quem também amargou prejuízos foram os ambulantes que ficaram impedidos de abrirem seus quiosques de alimentos nas praças.

Apagão que atingiu o Norte-Nordeste deixou Brumado sem comunicação por mais de 5 horas
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas residências, velas e lanternas ajudaram os moradores a clarear os ambientes. Apesar dos transtornos, muitos munícipes apreciaram a escuridão, pois tiveram a oportunidade de contemplar o céu estrelado. “A poluição luminosa tira de nós esse privilégio de admirar as estrelas. Faz tempo que não víamos nosso céu tão belo como foi nessa noite, pelo menos uma coisa boa tiramos desse apagão. Foram cinco horas sem whatsapp e meu filho parou para conversar mais conosco e também apreciar as maravilhas da criação”, comentou a técnica de enfermagem Lícia Nunes.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.