Achei Sudoeste


Cidades da microrregião e Brumado são beneficiadas com o plano de saneamento
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (12), foi dado início ao período de orientação para implantação do plano de saneamento que beneficiará 50 cidades no interior da Bahia, mediante o Programa Ifba Saneando a Bahia (Pisa), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A primeira reunião preparatória incluiu representantes administrativos das cidades de Aracatu e Maetinga, que se encontraram no auditório do campus do Ifba de Brumado. Na microrregião brumadense estão inclusos ainda os municípios de Malhada de Pedras, Contendas do Sincorá, Lagoa Real, Presidente Jânio Quadros e Guajeru, que também passarão pela reunião preparatória nesta sexta-feira (13). Como se trata de um programa para beneficiar cidades com população abaixo de 30 mil habitantes, Brumado não está incluso no mesmo, mas, através do Ifba, atuará como polo orientador para os municípios credenciados em sua microrregião.

Cidades da microrregião e Brumado são beneficiadas com o plano de saneamento
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora social do Pisa, Ângela Damasceno, destacou que, a princípio, o desafio é iniciar o processo de implementação do plano, com a criação dos comitês executivos e de coordenação de cada município, além dos planos de mobilização social, o que levará 12 meses. Desta forma, é esperado um envolvimento de toda sociedade civil organizada, com suas câmaras municipais e comunidades rurais, em todo processo de implantação do plano de saneamento. A coordenadora social e o coordenador de campo, engenheiro Rogério Saad, frisaram aos presentes que o orçamento já conta com verba assegurada de R$ 6 milhões para atender aos 50 municípios beneficiados. O valor será administrado pelo Ifba, mediante outra fundação de apoio.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.