Achei Sudoeste


Brumado revive trechos de sua história com as gravações do filme Sertânia
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Estão em andamento desde o dia 1º de abril as produções do longa-metragem Sertânia. Trata-se da reconstituição da história do cangaceiro Antão, que foi ferido, preso e morto quando o bando de Jesuíno invadiu a cidade de Sertânia. O filme reflete a mente febril de Antão, que rememora os acontecimentos de sua vida à beira da morte perante a Igreja de São João, no distrito de Itaquaraí. O longa é uma produção da Cariri Produções Artísticas Ltda. Cariri Filmes é a produtora independente do Ceará, responsável pela produção do filme, com direção do cineasta baiano Geraldo Sarno e produção executiva de Bárbara Cariry.

Brumado revive trechos de sua história com as gravações do filme Sertânia
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste pode acompanhar parte de alguns trechos das tomadas realizadas na antiga cadeia pública de Brumado, onde o cangaceiro Antão foi mantido preso até o seu bando resgatá-lo sob a vigília do Major Solo e do Capitão Militão. A produtora de artes e figurino Gorette Randam esclareceu a nossa reportagem que o filme remonta acontecimentos do período entre 1910 e 1925, trazendo ao público lembranças da vida do cangaceiro Antão, decapitado durante confronto com o bando do ex-amigo Jesuíno. Em Brumado, também foram feitas filmagens no casarão memorial da família Cardoso, que hoje agrega o Campus XX da Uneb. No local, vários antiquários da época foram utilizados para preencher o cenário. Gorette disse ainda que parte do elenco de figurantes está sendo contratada nas cidades onde estão sendo realizadas as filmagens.

Brumado revive trechos de sua história com as gravações do filme Sertânia
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A produtora de arte destacou que a maior dificuldade está sendo refazer os cenários antigos da ocasião em que ocorreram as narrativas do filme, pois muitos locais não foram tombados e, por isso, a maior parte do acervo histórico se perdeu ao longo do tempo, como ocorreu na Fazendo Quixaba, em Milagres, onde a arte cinematográfica teve de recriar todo o cenário da Guerra de Canudos. Gorette adiantou que o filme passará em preto e branco, com efeito de fumaça, refletindo as memórias do cangaceiro. Em Brumado, as gravações seguem até o final do mês, mas o roteiro completo passará por outros municípios na descrição de Sertânia. Após a finalização das tomadas de cena, todo o material passará por edição, recebendo legendas e tradução em língua brasileira de sinais. A expectativa é de que o filme fique pronto e seja lançado nas telas dos cinemas de todo o Brasil até o final de 2019 - o mesmo também deverá percorrer por vários festivais. A boa notícia para os brumadenses é que a produção e a prefeitura já estão entrando em acordo para que o longa seja apresentado ao público local na ocasião do seu lançamento.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.