Achei Sudoeste


Câmara de Brumado é contra a barragem de Piatã na nascente do Rio das Contas
O legislativo municipal irá mobilizar as câmaras da região contra a construção da barragem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na próxima quinta-feira (21), será realizada uma audiência pública na cidade de Abaíra com o objetivo de debater o projeto de construção de uma barragem sobre o Rio das Contas no município de Piatã. O assunto tem desagradado a todos os municípios por onde o Rio passa, pois, segundo argumentam vereadores e lideranças políticas, a barragem só beneficiaria a uma empresa particular. Esta alteraria o curso do rio e prejudicaria o meio ambiente e o abastecimento de vários municípios, entre os quais a cidade de Brumado, que sofreria com o abastamento na Barragem de Cristalândia. O assunto foi muito debatido pelo parlamento brumadense, que é totalmente contrário à construção da barragem. O vereador Castilho Viana (PSB) participará da audiência juntamente com o grupo ambientalista Modera. Segundo Viana, a construção da barragem irá afetar negativamente o meio ambiente, a economia e, principalmente, o abastecimento em vários municípios.

Câmara de Brumado é contra a barragem de Piatã na nascente do Rio das Contas
O vereador Castilho Viana (PSB) acredita que o município não poder sofrer novamente por conta da falta de água. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“No passado, já sofremos com a construção da Barragem do Truvisco, que impedia a chegada da água à Barragem do Rio do Antônio. Agora, vivemos as sombras desse novo pesadelo. O governo já construiu uma adutora em Malhada de Pedras e anunciou a construção de outra adutora para atender ao distrito de Sussuarana e ao município de Tanhaçu, mas não falou nada sobre a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e ainda pode aprovar a construção dessa barragem em Piatã. Se isso acontecer vamos voltar a estaca zero no que diz respeito ao abastecimento de água em nossa cidade. Não podemos permitir que isso aconteça; temos que unir forçar com os demais municípios e nos mobilizarmos e protestarmos contras essas ações do governo que afetarão o meio ambiente, a economia e o abastecimento em toda a região do Rio das Contas”, argumentou o vereador. O presidente Alessandro Lôbo (PSL) declarou que o Legislativo local irá encaminhar ofício para todas as Câmaras por onde passa o Rio das Contas no intuito de mobilizar as cidades contra a construção da barragem na nascente do rio, no município de Piatã.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Walter Luiz
O mais importante é o Meio Ambiente. Esta barragem é contrário à toda manifestação de bom senso no que diz respeito à preservação da Natureza.