Achei Sudoeste


Riacho de Santana: Gêmeos siameses colocam expansores de pele antes de separação em Goiânia
Os gêmeos e seus pais estão praticamente morando em Goiânia, onde fica o Hospital Materno Infantil (HMI), unidade de referência no acompanhamento de siameses. (Foto: Rodrigo Cabral).

Natural de Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, os gêmeos siameses Arthur e Heitor, de 4 anos, nasceram unidos pelo tórax, abdômen e bacia. A mãe, Eliana Ledo Rocha dos Santos, de 37 anos, conta que os meninos se preparam desde o nascimento para realização da cirurgia de separação. Na última quarta-feira (20), eles foram submetidos a um procedimento cirúrgico para colocar duas bolsas expansoras de pele - última etapa antes dos irmãos serem separados. A operação foi um sucesso e os meninos passam bem. De acordo com a equipe médica, conforme a reação do organismo das crianças, a cirurgia de separação pode ser feita daqui a um mês. 

Riacho de Santana: Gêmeos siameses colocam expansores de pele antes de separação em Goiânia
Arthur e Heitor se recuperam bem após colocar expansores de pele. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera).

“Colocamos duas bolsas no tórax e uma no abdômen. Elas vão esticando a pele devagar, é como se fosse uma gravidez. Precisa de pele para cobrir o corte da separação. Se o processo não é feito, o risco de morte é altíssimo”, explicou ao G1 o cirurgião pediátrico que acompanha o caso, Zacharias Calil. O caso é considerado grave, pois terão que ser divididos durante a operação o fígado, a bexiga, o intestino delgado, o grosso, entre outros órgãos. As chances de sobrevivência são de 50%. A família praticamente mora em Goiânia, onde fica o Hospital Materno Infantil (HMI), unidade de referência no acompanhamento de siameses.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Adão Carlos
Que Deus ilumine esses anjinhos. Que tudo corra bem!
Claudia Fernanda Rodrigues Ribeiro
Delson e Eliana Deus os abençoe, Heitor e Arthur são exemplos de coragem e determinação. Deus estará guiando as mãos desse competente médico Dr. Calil referencia no assunto. Em breve a dupla estará fazendo muito sucesso por aí com sua irmãzinha Cecília;