Achei Sudoeste


Poder público se omite e faz Brumado perder fonte de água potável que sustentou o município na seca de 1998
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a omissão do poder público, o município de Brumado perdeu uma fonte de água potável que foi o socorro para centenas de famílias durante a severa seca que deixou o município desabastecido no ano de 1998. Em outubro de 1995, o manancial recebeu atenção da administração do então prefeito Geraldo Azevedo, que construiu uma casa abrigo para proteger a fonte e instalou uma bomba para sucção da água, que era canalizada até uma caixa de distribuição comunitária.

Poder público se omite e faz Brumado perder fonte de água potável que sustentou o município na seca de 1998
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A solução funcionou por alguns anos, até meados da primeira década de 2000, quando os sucessores da prefeitura se omitiram em cuidar do local e permitiram a sua degradação, seja pelo processo natural de assoreação, provocado por enxurradas que entupiram a fonte, ou pela ação direta de vândalos que depredaram e subtraíram os equipamentos do local. Moradores da região próxima à Praça Deolino da Silva Pinto disseram ao site Achei Sudoeste que, antes da fonte secar, uma canalização para esgotamento sanitário acabou contaminando a mina e, dessa forma, a água, outrora potável, foi reprovada em análise laboratorial por conta do alto índice de coliformes fecais.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.