Achei Sudoeste


Bailarino do Harmonia do Samba quebra preconceitos nas escolas de Brumado com a dança
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A convite da professora de balé Juliana Barreto e com a aprovação do Núcleo de Pedagogia da Secretaria Municipal de Educação, o bailarino da Banda Harmonia do Samba, Estevam Costa, esteve em Brumado na última sexta-feira (17) para participar de oficinas com professores da rede de tempo integral do município, além de ministrar palestras com alunos, tendo como temática a quebra de preconceitos através da dança, principalmente o balé. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora pedagógica da rede integrada do município, professora Elianar Guimarães, relatou ao núcleo pedagógico que estava encontrando dificuldade em administrar aulas com alguns alunos e até convencer os pais sobre a importância da dança, que era vista como algo para homossexuais. Por conta disso, pais e alunos mantinham resistência às aulas de dança. “Daí aprovamos a proposta de convidar o Estevam, que com a sua presença arrastou os alunos mais resistentes às aulas de dança e pode contar a sua história de vida para quebrar as trincheiras do preconceito que haviam nesses alunos. Foi um ‘xô’ ao machismo com grande convencimento, deu resultados”, contou a coordenadora.

Bailarino do Harmonia do Samba quebra preconceitos nas escolas de Brumado com a dança
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O bailarino foi enfático em defender a sua arte e muito agradou aos alunos participantes do aulão de dança nas escolas. “Dançar, seja em qualquer estilo, não tira a masculinidade do homem. Sou hétero e é através da dança que eu tenho conseguido ajudar a minha família. Dançar eleva a nossa autoestima, faz bem pra alma e pro corpo, além de nos socializar, fazer amigos e quebrar preconceitos. Vamos dançar para viver melhor”, disse o dançarino, que, durante oficina com os professores, argumentou que a dança ajuda tanto os docentes quanto aos alunos na melhor concentração e coordenação motora nas salas de aula, além de descarregar o stress do dia a dia.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.