Achei Sudoeste


Brumado: Justiça eleitoral realiza geração de mídia para abastecer urnas eletrônicas
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça Eleitoral, através da 90ª Zona Eleitoral, anexa ao Fórum Eleitoral, realizou o processo de geração de mídias para abastecer as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do dia 07 de outubro. O site Achei Sudoeste acompanhou parte do trabalho desempenhado pelo Juiz da Vara Eleitoral, Rodrigo Britto, e pelo chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, que detalharam como funciona a geração de mídia, que é a instalação de dados dos candidatos elegíveis e dos eleitores aptos a votarem. Os dados recebidos da justiça eleitoral são inseridos na mídia, que, em seguida, é lacrada em envelopes invioláveis guardados em segurança até o segundo ato do processo, que será a alimentação das urnas no dia 05 de outubro. O juiz fez questão de ressaltar que todo o processo faz da votação por urna eletrônica as eleições mais seguras e confiáveis do que o antigo processo de depósito de papel nas urnas de lona, que facilmente poderiam ser violadas.

Brumado: Justiça eleitoral realiza geração de mídia para abastecer urnas eletrônicas
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O magistrado explicou ainda que, antes de receberem os dados eleitorais, as mídias passam pelo processo de formatação e, posteriormente, são recarregadas com os dados atualizados dos pretensos candidatos e dos eleitores. Para reforçar a confiabilidade do processo eleitoral mediante as urnas eletrônicas, o juiz ponderou que para haver uma fraude nas urnas seria necessário um conluio envolvendo todas as esferas da justiça eleitoral, além dos agentes fiscalizadores dos próprios partidos e candidatos envolvidos no processo, uma vez que todos cobram a transparência do voto eletrônico. Araújo destacou que há 22 anos o Brasil é referência mundial no processo de votação eletrônica. Antes do dia da votação, as urnas ainda passarão por três auditorias abertas ao público para comprovar a confiabilidade dos equipamentos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.