Achei Sudoeste


Rio do Pires: Moradores cobram soluções em prol da situação hídrica da cidade
Foto: Paulo Haran/Sudoeste Bahia

No município de Rio do Pires, a 180 km de Brumado, moradores se mobilizaram através do movimento “Queremos água” cobrando soluções para os problemas estruturais da Barragem Boa Esperança, situada no Rio da Caixa, bem como com relação à qualidade da água fornecida pela Embasa na cidade. Segundo disseram os moradores ao Sudoeste Bahia, a estrutura da barragem está comprometida. Devido ao volume de chuvas na região, o reservatório pode encher e se romper, causando sérios danos à comunidade. Além disso, a população alega que a Embasa tem realizado o abastecimento da cidade com água extraída de poços artesianos de qualidade duvidosa e que o líquido apresenta aspecto salobro.

Rio do Pires: Moradores cobram soluções em prol da situação hídrica da cidade
Foto: Paulo Haran/Sudoeste Bahia

O abastecimento também tem sido muito irregular. Nos dias 24 e 25, populares se manifestaram em frente à Embasa e na Câmara Municipal reivindicando que os problemas sejam resolvidos. Em uma reunião na sede da regional da Embasa, em Caetité, foi explicado aos manifestantes que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é a responsável pela solução dos problemas estruturais da barragem, já que foi quem a construiu. Quanto aos problemas de abastecimento, a empresa disse que, devido ao longo período de estiagem, os mananciais que abastecem o Rio do Pires secaram e o abastecimento passou a ocorrer por meio de água captada de poços, porém os problemas estão sendo resolvidos de forma gradual.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.