Achei Sudoeste


Ciência prevê data para o fim da vida na Terra
A vida no planeta Terra terminará em 1,15 bilhão de anos, quando o Sol aumentará a quantidade de radiação que emite. (Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo).

Segundo estudo do cientista Jérémy Leconte, do Instituto Pierre Simon Laplace, em Paris, a vida no planeta Terra terminará em 1,15 bilhão de anos, quando o Sol aumentará a quantidade de radiação que emite. No princípio do Sistema Solar, 4,7 bilhões de anos atrás, o brilho solar era 15% menos intenso do que hoje. De acordo com o estudo, o efeito estufa produzido será tão forte que a temperatura global no planeta chegará a 1.600 graus Celsius. Situação semelhante acontece no planeta Vênus, onde o efeito estufa descontrolado produz temperaturas de 480 graus. De acordo com o Jornal Folha de S. Paulo, os cientistas calculam que o processo esterilizante já teria acontecido se nosso planeta estivesse apenas 5% mais próximo do Sol do que está hoje. Até mesmo o polo Sul, em 850 milhões de anos, vai experimentar temperaturas na casa dos 50 graus, segundo o estudo. O trabalho do cientista é considerado importante porque mostra as limitações de habitabilidade para mundos similares à Terra, dentro e fora do Sistema Solar.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.