Achei Sudoeste


Estilista brumadense recepciona Rainha do Congo com desfile no Rio de Janeiro
Foto: Samantha Guedes/Achei Sudoeste

A estilista brumadense Mara Silva, filha de Dona Dete do Acarajé, participou da comitiva que recebeu a Rainha do Congo, Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama, durante um desfile no Rio de Janeiro. O evento foi produzido pela própria estilista para recepcionar a autoridade, que, além de monarca, é estilista. Sua função durante o evento foi criar uma linguagem afro-indígena para receber a rainha de forma bem calorosa. “Pra nós foi uma emoção muito grande e forte porque ela nos trouxe um empoderamento e uma verdade sobre quem, de fato, somos. Das nossas riquezas, dos nossos valores, nós, povo negro, que viemos de uma diáspora forçada da África para o Brasil quando fomos escravizados”, destacou ao site Achei Sudoeste. 

Estilista brumadense recepciona Rainha do Congo com desfile no Rio de Janeiro
Foto: Samantha Guedes/Achei Sudoeste

Segundo a estilista, a Rainha do Congo esteve no país não de forma oficial, mas espiritual, realizando uma série de visitas aos terreiros do Congo em Salvador, Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro. Mara Silva também participou da mesa de debates realizada na oportunidade, na qual foi discutido o tema: empreendedorismo feminino afro no Brasil. “Um meio muito pouco privilegiado pelo nosso sistema. Conseguimos traduzir na passarela justamente essa falha que o sistema tem de não nos beneficiar. Durante a mesa de conversa, levantei, inclusive, a pauta de que, hoje, nós nos destacamos no mercado de moda pela originalidade da nossa ancestralidade”, avaliou Silva.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.