Achei Sudoeste


Brumado: Fiol emprega mão de obra local
Segundo a Valec, mais de duas mil pessoas estão trabalhando na capital no minério nas obras da ferrovia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato com o Brumado Notícias, na tarde desta segunda-feira (29), a Valec reiterou que a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que vai da cidade de Figueirópolis, no Tocantins, até o litoral baiano, está movimentando e gerando emprego nas cidades que serão cortadas pelo empreendimento. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Brumado, pelo menos duas mil pessoas estão trabalhando na obra. Para se ter uma ideia, somente o consórcio Andrade Gutierrez, Barbosa Mello e Serveng, contratado pela Valec para realizar a construção da ferrovia na localidade, emprega 1.571 funcionários. Além disso, ainda existem 515 contratados de uma empresa terceirizada que presta serviço para o consórcio. 

Brumado: Fiol emprega mão de obra local
Bianca Alves Mirante, de 26 anos, é auxiliar de pessoal e começou a trabalhar no final do mês de março. (Foto: Divulgação/Valec).

“Hoje, 96% da nossa mão de obra é de Brumado. Essa é a nossa prioridade. Só buscamos de fora pessoas para exercer atividades qualificadas não existentes na região. Dois exemplos são operador de perfuratriz e operador de patrol base, duas funções que exigem cursos técnicos específicos”, explicou o encarregado do Departamento Pessoal do consórcio, Lucival Aguiar da Silva, que adiantou que mais contratações estão previstas. A auxiliar de pessoal Bianca Alves Mirante, de 26 anos, começou a trabalhar no canteiro da Valec em Brumado no dia 22 de março deste ano. “Estava sem trabalhar e enviei o meu currículo. Como ninguém me chamou, vim pessoalmente pedir emprego, pois sabia que a empresa estava contratando”, contou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Welbston Dantas Barros
Há vagas para estagiários de topogáfia?