Achei Sudoeste


Brumado: Rio do Antônio transborda e provoca vários alagamentos
No bairro São Jorge a estação de tratamento de esgoto da Embasa ficou totalmente submersa e a água ameaça invadir algumas casas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O volume de água no Rio do Antônio subiu assustadoramente no final da manhã da última terça-feira (24), provocando vários alagamentos. Em Brumado, um poste com fiação telefônica foi arrastado pela força da correnteza no Bairro São Jorge. Na localidade, a estação de tratamento de esgoto da Embasa ficou totalmente submersa e a água ameaça invadir algumas casas. 

Brumado: Rio do Antônio transborda e provoca vários alagamentos
Um cavalo foi arrastado pelas águas e ficou preso debaixo da ponte do bairro São Félix. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Outro ponto crítico é a nova ponte que está sendo construída no Bairro São Félix. No local, o mato arrastado pelas águas tem ficado preso e formado barreiras; a correnteza pode invadir as ruas do bairro. Até mesmo um cavalo foi arrastado pelas águas e ficou preso debaixo da ponte.

Brumado: Rio do Antônio transborda e provoca vários alagamentos
No Apertado do Morro II alguns moradores que retornavam do trabalho tiveram que dar uma volta de 12 km para chegar até suas residências. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Já os moradores do Bairro Apertado do Morro II estão ilhados, pois o rio cobriu a estrada que dá acesso ao bairro. Alguns moradores que retornavam do trabalho tiveram que dar uma volta de 12 km para chegar até suas residências. Foi o caso do vigilante Gilberto Pinheiro, que preferiu não se arriscar com a motocicleta e fez o percurso mais longo para rever a família. 

Brumado: Rio do Antônio transborda e provoca vários alagamentos
A Defesa Civil já preparara algumas escolas do município caso seja necessário alojar famílias que fiquem desabrigadas com a cheia do rio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o lavrador Augusto Oliveira da Silva, da Fazenda Cachoeira, saiu de sua casa por volta das 5h da madrugada para levar umbu para ser vendido na feira livre, mas ficou impedido de passar pela estrada vicinal da localidade, por conta do transbordamento do rio. O lavrador teve de percorrer uma distância maior, mas, mesmo assim, a ponte por onde passou estava coberta de água até o joelho. A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Infraestrutura já prepararam algumas escolas do município caso seja necessário alojar famílias que fiquem desabrigadas com a cheia do rio.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Marilene Gomes
Há anos espero pra ver este milagre acontecer, finalmente veio a chuva tão esperada. Moro em São Paulo, mas estou sempre em Brumado, e é muito triste ver o rio dos Pebas totalmente seco e tomado pelo mato. Mas nunca perdi as esperanças, sabia que mais tarde ou mais cedo, Deus operaria seu milagre, e ele foi generoso. Agora é só agradecer a Deus. Pena que alguns sofrem alguma consequência, como é o caso dos que moram ao redor do rio e ficou no prejuízo, mas da mesma forma, este terá sua recompensa.