Achei Sudoeste


Produção de ovos de galinha caipira traz novas perspectivas em comunidades rurais de Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/SDR

A implantação de aviários para a criação de galinhas caipiras e produção de ovos está transformando a realidade e garantindo renda para 1.577 famílias em toda a Bahia. A ação é realizada no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Peri Peri, Bela Vista e adjacências, município de Palmas de Monte Alto, 20 famílias já comemoram os primeiros resultados. A média de ovos retirados por família é a partir de três dúzias, a cada semana. A comercialização é feita em feiras livres e lanchonetes do município.

Produção de ovos de galinha caipira traz novas perspectivas em comunidades rurais de Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/SDR

A chocadeira, que tem capacidade para 574 unidades, está em pleno funcionamento e a média de pintinhos e aves, atualmente, é entre 40 e 50 aves por família. Com a gestão eficiente do recurso, a associação conseguiu economizar e solicitou a construção de mais oito galinheiros, para atender outras 20 famílias. Todos os beneficiários da ação são capacitados pelo Bahia Produtiva, por meio da Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento (Asamil), organização selecionada por Chamada Pública para prestar o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), em Palmas de Monte Alto, para o manejo da criação, uso da chocadeira e manuseio da ração. As famílias recebem ainda orientações para a preparação de alimentos alternativos para as galinhas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.