Achei Sudoeste


Em Guajeru, jogo de malha é mais popular que o futebol
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Bastante popular em algumas partes do país, o jogo da malha está ganhando cada vez mais adeptos na cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado. O esporte consiste no lançamento de discos de metal ou pedras chatas em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo e/ou deixar a malha (ou o fito) o mais próximo possível deste pino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gevaldo Rodrigues explicou que o objetivo do jogo de pontaria é somar 24 pontos arremessando os discos a cerca de 30 metros no campo da malha, onde são realizadas as partidas. Quatro pessoas - duas duplas adversárias - jogam por vez e movimentam a população da cidade. Segundo Rodrigues, vários torneios e um campeonato já foram promovidos no município devido à popularidade da modalidade esportiva. “A malha aqui em Guajeru é mais popular que o futebol. Em dia de jogo, o campo lota de gente pra assistir as partidas. Em cada região de Guajeru, tem um campo de malha”, contou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Edgard Martins
Em primeiro lugar os meus parabéns pela linda reportagem sobre o Esporte da Malha. Sou um amante do Esporte da Malha e "garimpando" textos, fotos e curiosidades sobre esse Esporte, tive a felicidade de ver o site: Achei Sudoeste. No momento que vi e analisar, não poderia deixar de parabenizá-los, não só por essa conquista, mas principalmente pela qualidade das fotos, informações nela contida, mas pela variedade de assuntos sempre colocados com muita clareza e competência, nos deixando bem informados e atualizados. Mais uma vez, os meus parabéns, e deixar um texto sobre o Esporte da Malha. MALHA: Era do Esporte da malha moderno... Sou um ex-jogador de malha, lembro hoje e com muita saudades, dos campos de terra batida, coberto com areia peneirada, onde eram lançadas malha de ferro fundida e polida. Onde o jogador tinha por obrigação de usar calças brancas, tênis e um boné com o nome do Clube. Não sou contra o surgimento da era do Esporte da Malha moderno. Pois tudo Esporte está se modernizando. O Esporte da Malha antigo tornou-se incompatível. Hoje o termo “Esporte Moderno” tem como o intuito de diferenciá-lo do esporte antigo. Cito como principal características do Esporte da Malha o vislumbrar e igualdade entre os jogadores. A autonomização como exemplo, as novas pista (Raia ou Campo) modernos e com lindas pinturas, verdadeiras Obras de Arte. Sua prática passa a ter uma cronologia determinada e específica. Regras a favor de uma prática padronizada. O Esporte da Malha moderno, tem como referência, uma atividade corporal de movimentos. Finalizando, cito a iniciativa esportiva, tido como antagonista ao esporte competitivo. O Esporte é para todos. Não é o esporte que faz o homem, mas o homem que faz o esporte, por quanto tempo, com quem, onde, quando, por quanto tempo, com quem, sob que regras, com que objetivos, sob que condições praticar. Observo que o Esporte da Malha assumiu várias postura durante esses anos. E ao longo do tempo, o Esporte da malha tornou-se o fenômeno atual em diversos Estados do Brasil, e principalmente na Cidade de São Paulo e Interior, lindos campos, novas regras e como sempre escrevo. “É O ESPORTE QUE FAZ AMIGOS” Fortes abraços de, Edgard Martins (Vô ED).