Achei Sudoeste


Produção de ovos caipiras fortalece a agricultura familiar nas Cacimbas em Malhada de Pedras
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na propriedade da família Ataíde, na comunidade Lagoa das Cacimbas, na zona rural da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. No local, o casal Fernando e Neide e o filho Lucas trabalham juntos na produção de ovos caipiras, com apoio do projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado. O projeto apoia iniciativas das associações rurais, que, se aprovadas, passam a ser conveniadas ao governo estadual. O Bahia Produtiva acompanha os agricultores durante cinco anos, através de assistências técnicas, porém as obras são executadas pelas próprias associações.

Produção de ovos caipiras fortalece a agricultura familiar nas Cacimbas em Malhada de Pedras
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Estudante de agronomia, Lucas disse ao site Achei Sudoeste que as galinhas são criadas livremente, mas alimentadas com ração qualificada. “O sistema de produção não é fechado, elas estão livres para passear no pasto e voltar para sua proteção que é o aviário”, disse. No total, segundo Lucas, a associação local conta com 20 aviários e cerca de 70 galinhas. Presidente da Associação das Cacimbas, Fernando Ataíde, e dona Neide destacaram que o trabalho é bastante prazeroso e uma terapia. “Nosso foco é a produção de ovos caipiras. O escoamento desses ovos é muito bom na região. O pessoal prefere o ovo caipira pela qualidade e sabor”, resumiram.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.