Achei Sudoeste


Brumado: Seminário debateu metas de apoio à agricultura familiar e implantação do SIM
O encontro debateu a importância de discutir a atualização da legislação municipal e sua adequação aos novos conceitos de desenvolvimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Produtores rurais da região de Brumado estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (29) no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), onde acompanharam um seminário que debateu as metas de apoio dos governos federal, estadual e municipal à agricultura familiar e à implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O seminário teve como palestrantes Nelson Fonseca, pesquisador da Embrapa; Diego Britto Eloy, coordenador de implantação do SIM; Almir de Souza Eloy, coordenador de uma das câmaras setoriais da Secretaria Estadual de Agricultura; e Frederico Neves, Secretário Municipal de Agricultura. 

Brumado: Seminário debateu metas de apoio à agricultura familiar e implantação do SIM
O pesquisador da Embrapa, Nelson Fonseca, disse, que falta assessoria aos pequenos produtores para melhor desenvolver as atividades. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante a palestra, Diego Britto destacou a importância de discutir a atualização da legislação municipal existente e sua adequação aos novos conceitos de desenvolvimento sustentável, trazendo para o âmbito do município a responsabilidade pela sanidade agropecuária e a viabilização de registros para os produtores comercializarem seus produtos. O pesquisador da Embrapa, Nelson Fonseca, disse, em entrevista ao site Brumado Notícias, que falta assessoria aos pequenos produtores para que eles possam melhor desenvolver suas atividades. “Sendo bem assessorado, o pequeno agricultor pode se tornar um empresário de sucesso, e o nosso objetivo é a propagação e o manejo dessa cultura”, esclareceu Fonseca, que foi apoiado pelo coordenador setorial Almir Eloy. 

Brumado: Seminário debateu metas de apoio à agricultura familiar e implantação do SIM
O coordenador setorial, Almir Eloy, apontou o município como grande referência para a agricultura regional. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Este apontou a necessidade das três esferas de governo unirem forças em prol dos pequenos produtores para que, além do sustento próprio, também possam produzir para a comercialização em média escala. O coordenador apontou o município como grande referência para a agricultura regional. “Brumado tem a obrigação de ser o município multiplicador, por isso, nosso intuito é implantar aqui todo apoio técnico necessário para que a cidade se torne uma referência regional de inspeção”, declarou Eloy. Já o secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, destacou que com a implantação do SIM os pequenos produtores e associações poderão ser melhor inspecionados e assistidos no intuito de terem um trânsito eficaz para comercialização das produções nas comunidades.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.