Achei Sudoeste


Brumado: Previsão de perda da colheita de verão já movimenta o Garantia-Safra na região
Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (10) para debater a atual situação do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Representantes de trinta municípios das microrregiões de Vitória da Conquista, Alto Contas e Sertão Produtivo, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (10) em Brumado, para serem capacitados através de um curso de reciclagem e atualização do Programa Garantia-Safra. O encontro aconteceu visando a previsão de uma possível perda total do plantio realizado após as chuvas de dezembro. Em entrevista ao site Brumado Notícias, José Augusto, técnico do garantia-safra na Superintendência da Agricultura Familiar, foi taxativo em dizer que a última semeadura está perdida por conta da falta da chuva. “Foi uma ótima chuva em dezembro, mas sem as chuvas de janeiro e fevereiro, a safra de verão está perdida”, afirmou o técnico, esclarecendo que, por esse motivo está se fazendo uma nova capacitação dos técnicos na região, para que junto com os secretários municipais de agricultura façam a solicitação da perca, que passará a ser paga a partir do mês de julho.

Brumado: Previsão de perda da colheita de verão já movimenta o Garantia-Safra na região
Os membros do Programa Garantia-Safra e a secretaria de agricultura estão capacitando os agricultores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Como palestrante, tirando as dúvidas dos técnicos, a coordenadora geral do garantia-safra, Jones Freitas, comentou que será feito um levantamento geral nas lavouras e, após isso, o programa terá um relatório completo das perdas, mas já confirma os prejuízos tendo em vista a estiagem do mês de janeiro. Em se tratando de Brumado, recentemente o município recebeu cerca de sete toneladas de grãos de feijão através do programa semeando – que foi distribuído para 2 mil famílias nas comunidades rurais -, no entanto segundo o secretário de agricultura, Federico Neves, houve apenas a germinação da semeadura, mas com estiagem de mais de 30 dias a safra de verão não irá vingar. “A cultura de sequeiro teve bom início de germinação, porém as estiagens de janeiro e fevereiro comprometem as lavouras e a previsão é de perdas na lavoura”, esclareceu o secretário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.