Achei Sudoeste


Brumado registra dois casos e corre risco de epidemia de dengue e chikungunya
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com as chuvas registradas no início da segunda quinzena deste mês de dezembro, os agentes de endemias de Brumado constataram um aumento no índice da proliferação predial do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue e da chikungunya. Para aumentar o alerta do setor de endemias, dois casos de dengue foram registrados no município, às vésperas do Natal. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no dia 18, um homem de 24 anos foi infectado na Vila Presidente Vargas e, no dia 22, foi confirmado um caso envolvendo uma criança de sei anos de idade no Bairro Malhada Branca. As duas localidades receberam atenção redobrada dos agentes de endemias, que borrifaram as áreas de risco onde foram registrados os casos. Segundo Fábio Azevedo, coordenador do setor, há uma grande preocupação com o risco de uma possível epidemia de dengue ou da chikungunya na cidade, vez que, nesse período pós-chuva e estação de calor, os ovos começaram a eclodir, o que aumentou significativamente o índice de infestação do mosquito transmissor. “Está na hora de a comunidade sair da zona de conforto e entrar na luta novamente, caso contrário, teremos talvez uma grande epidemia de dengue ou da chikungunya em nossa cidade”, alertou o coordenador.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Jorge Soares
Já que as autoridades identificaram essa possibilidade e registraram dois casos, ações imediatas devem serem tomadas por parte do poder público para que essa epidemia não se evolua. Não vamos esperar a situação ficar séria para tomar providências. Atenção secretário de saúde que a coisa é séria.