Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Lava-Jato: Fábrica aposta em máscara de japonês da Polícia Federal Foto: Reprodução/O Globo

O agente da Polícia Federal Newton Ishii, sempre presente nas prisões e apreensões da Lava-Jato, se transformou em “memes” nas redes sociais. Mais conhecido como o “japonês da federal”, o agente deve ganhar nesta quarta-feira (6) um protótipo de máscara e seu rosto passará a compor o catálogo da fábrica Condal, de São Gonçalo. A máscara promete vender bastante nesse carnaval. A empresária Olga Valles explicou que, como não se trata de uma figura pública e a empresa não possui os direitos de imagem, será utilizado um japonês genérico. Nem mesmo as reviravoltas em Brasília e as expectativas para as eleições municipais foram suficientes para conter previsões pouco otimistas para 2016. A Condal, maior produtora de fábrica do estado do Rio, registrou queda de mais de 30% nas encomendas para a folia deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015. As informações são de O Globo.

Sesab lança aplicativo para mapear focos do mosquito Aedes aegypti

Desde a última segunda-feira (4), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), lançou o aplicativo Caça Mosquito, que possibilita fotografar e denunciar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika, em qualquer lugar e a qualquer hora. A iniciativa busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android. Ele está disponível para download na Google Play e, até o fim do mês, os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma estratégia complementar de combate ao mosquito.

Preço dos itens do material escolar sobe até 35% em 2016 Foto: EBC

Os pais vão sentir o bolso pesar na hora de comprar os itens da lista de material escolar neste ano. Os preços dos artigos escolares estão até 35% mais altos neste mês de janeiro em relação ao mesmo período de 2015. A informação é da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (Abfiae). De acordo com a entidade, a valorização do dólar ante o real, que atingiu 49% em 2015, é o principal motivo da alta nos preços. “Mochilas, estojos e lancheiras irão subir mais porque são importados e, por isso, são afetados imediatamente pela valorização do dólar”, afirma Rubens Passos, presidente da associação. Segundo Passos, o aumento médio, que deverá ficar em 10%, só não é maior porque os fabricantes estão segurando o repasse dos preços. “Os produtos fabricados aqui vão subir menos agora, pois, se o reajuste for repassado de uma vez só, ninguém mais compra ou vende”, afirma o presidente. Ele afirma que o impacto da alta da divisa americana poderá ser sentido nos preços até 2018. “O papel, um dos principais insumos da indústria, é cotado em dólar. Os produtores já anunciaram aumentos superiores a 20% a partir de fevereiro. Então isso poderá afetar mais um ou dois anos”, diz. A projeção da entidade para este ano é que as vendas caiam 10% em relação ao ano passado. Além da alta inflacionária e do dólar, a tributação em cima desses itens é outro fator que encarece a lista. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o produto com mais encargos é a caneta, com carga tributária de 47,49%. Agendas, apontadores e borrachas, que também estão entre os itens mais básicos, têm até 43,19% de encargos. A régua é tributada em 44,65%. O consumidor que comprar um tubo de cola vai desembolsar 42,71% para os cofres públicos, enquanto um estojo terá 40,33% de seu preço em impostos. As informações são do Correio.

ACM Neto é apontado como o melhor prefeito do Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Paraná, o prefeito ACM Neto (DEM) foi avaliado como o melhor gestor do país pelo terceiro ano consecutivo. O ranking dos melhores gestores levou em consideração as 13 maiores capitais do país. ACM Neto lidera com 85% de aprovação popula, seguido de Rui Palmeira (PSDB), de Maceió, com 64% de aprovação; e Geraldo Júlio (PSB), prefeito do Recife, com 58% de aprovação. ACM Neto tem 21% a mais de aprovação do que o segundo colocado. Fernando Haddad (PT), de São Paulo, com 28%, e Paulo Garcia (PT), de Goiânia, com 23% disputam a lanterna do ranking.

Mãe se recusa a pagar advogado para jovem que matou ex-namorado durante sexo Foto: Reprodução

A jovem Vânia Basílio Rocha, 18 anos, foi presa em flagrante acusada de assassinar o ex-namorado durante o ato sexual. A mãe da vendedora se recusa a pagar um advogado para a filha, pois acha justo ela pagar pelo que fez. O crime aconteceu no dia 30 de dezembro, em Vilhena (RO). Marcos Catanio Porto, 26 anos, estava em casa quando recebeu a ex-namorada. Durante o ato sexual, Vânia o atacou e matou a facadas. Segundo ela, o crime não teve nenhuma motivação específica. “Queria matar alguém. Fiquei olhando olho no olho até ele morrer”, revelou ao G1. Bastante abatida, a mãe de Vânia disse que está visitando a filha no presídio e não vai abandoná-la. Segundo ela, Vânia tinha uma convivência normal com a família. A jovem frequentava a igreja, trabalhava normalmente e aparentava estar feliz. Vânia está em uma cela sozinha, passando por processo de triagem, segundo a direção do presídio feminino.

Brumado: CEEP prorroga inscrições para cursos técnicos em Logística e Administração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O CEEP em Gestão e Meio Ambiente informa que as inscrições para os cursos técnicos em Logística e Administração, modalidade PROSUB, foram prorrogadas. As inscrições vão até o dia 12 de janeiro e devem ser realizadas no site www.educacao.ba.gov.br. O Curso Técnico Subsequente (PROSUB) é voltado para estudantes, jovens e trabalhadores que cursaram o nível médio na rede pública, em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral. Em Brumado, o CEEP em Gestão e Meio Ambiente vai oferecer em 2016 dois cursos na modalidade PROSUB: Técnico em Administração (Noturno - 72 vagas) e Técnico em Logística (Noturno - 72 vagas). A matrícula deve ser feita entre os dias 25 e 27 de janeiro, no Centro de Educação Profissional. No ato da matrícula, o estudante deverá apresentar originais e cópias do CPF, do Histórico Escolar, da Cédula de Identidade e do comprovante de residência.

Conheça as câmaras frigoríficas da Thermo Dynâmica

Em Brumado, na Thermo Dynâmica você encontra as melhores câmaras frigoríficas feitas sob medida para a sua necessidade. Trabalhando com venda, instalação e montagem de câmaras frigoríficas, a Thermo Dynâmica oferece garantia de qualidade, segurança e as melhores condições de pagamento. Essas câmaras são utilizadas para estocar produtos a baixas temperaturas. Como as câmaras frias trabalham com temperaturas muito baixas é necessário que se faça o isolamento correto de sua estrutura, evitando assim a deterioração do equipamento e a redução do isolamento térmico. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro, e conheça toda a linha de produtos da Thermo Dynâmica. Os telefones são (77) 3441-1786 / 3441-7397.

Venda de veículos no Brasil cai 26,6%, o pior resultado desde 2008 Foto: Agência Brasil

Na comparação com o ano anterior, o setor automotivo apresentou queda de 26,6% nas vendas de 2015. Segundo dados da Folha de S. Paulo, 2,57 milhões de unidades foram emplacadas no ano passado, considerando carros leves, ônibus e caminhões - o pior resultado desde 2008. Em dezembro ainda houve recuperação do setor, mas não foi suficiente para compensar o prejuízo do restante do ano. No último mês de 2015, 222,7 mil novos veículos foram licenciados, o que representa um aumento de 16,4% na comparação com novembro. Dados da Associação Nacional das Montadoras (Anfavea) indicam que as fabricantes de automóveis cortaram aproximadamente 28 mil postos de trabalho nos últimos dois anos. O setor fechou 2015 com 130 mil empregados, mesmo com novas empresas começando a produzir no Brasil, como a Chery, BMW e Audi.

Vende-se propriedade com mais de 2 hectares, chácara e poços artesianos próximo a Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está sendo vendida uma propriedade localizada à margem da BR-030, sentido Brumado/Caetité, logo após a Vila Presidente Vargas. O local de fácil acesso é no estilo chácara, tem mais de 2 hectares e conta com casa mobiliada, dois poços artesianos com vazão de 3 mil litros de água, água encanada, energia e um pequeno pomar. Os interessados devem ligar para (77) 99922-2150.

Vende-se propriedade com mais de 2 hectares, chácara e poços artesianos próximo a Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Sesab investiga caso suspeito de microcefalia em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o número de casos suspeitos de microcefalia subiu de 312 para 366 na Bahia. Os números são referentes ao período de outubro de 2015 a 4 de janeiro de 2016. Nas notificações suspeitas estão bebês que nasceram com perímetro encefálico menor ou igual a 32 centímetros. No momento, a Sesab está investigando um caso suspeito da doença na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. De acordo com o órgão, dentre os 366 casos, foram notificados dez óbitos nos municípios de Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçarix (1), Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1). Todos os casos estão em investigação para determinar se as mortes foram causadas pela microcefalia. Os casos ocorreram em 71 municípios, sendo Salvador o que apresentou o maior número, com 214 casos. Na cidade vizinha de Tanhaçu, um caso de morte de bebê com microcefalia já foi confirmado no começo de dezembro de 2015.

Brasil reduziu extrema pobreza em 63% em 10 anos, segundo IPEA Foto: Abd Al Rahman Al Terkit/Flickr/CC

O Brasil conseguiu reduzir a extrema pobreza em pelo menos 63% entre 2004 e 2014, segundo análise feita pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) sobre os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014. Para falar sobre o assunto, a Agência Brasil entrevistou o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), André Calixtre.  Ele explica o que é pobreza extrema e fala da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014. “São extremamente pobres família que ganham até 77 reais per capita por mês, que é a linha utilizada hoje pelo programa bolsa família e é a mais comumente utilizada”, esclarece. “Nós temos ao longo desses 10 anos uma redução de 63% da pobreza extrema, fruto da combinação de inúmeras variáveis. O primeiro é as políticas sociais. Tantas as universais quanto as focalizadas, o sucesso do programa bolsa família, mas fundamentalmente, a inclusão das pessoas no mercado do trabalho, a redução do desemprego, o aumento da renda do trabalho, a diminuição da desigualdade foram fatores que explicam a evolução nos últimos 10 anos no Brasil”, explica.

36,8% dos brasileiros querem 'sair do vermelho' em 2016, diz pesquisa Foto: Mactrunk/Thinkstock

De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (5) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a principal meta dos brasileiros para 2016 é conseguir “sair do vermelho”. Segundo o levantamento, quitar as dívidas é o projeto de 36,8% dos consumidores para este ano. Em seguida vem fazer atividade física (34,3%), comprar e/ou trocar de carro (27,6%), perder peso (27,5%), reformar a casa (27,3%) e ter mais tempo para aproveitar a vida (26,4%). Entre as ações para conseguir atingir a meta estão organizar as contas da casa e evitar o uso do cartão de crédito. O estudo também aponta não pagar as dívidas como principal temor dos brasileiros. A preocupação com o endividamento preocupa 56,9% das pessoas ouvidas. Logo após vem o temor com eventuais problemas de saúde (54,6%), a possibilidade de ser vítima de violência (35,2%) e medo de perder o emprego (25,7%).

Jovem de 18 anos morre eletrocutado na zona rural de Sebastião Laranjeiras Foto: José Geraldo

Em Sebastião Laranjeiras, um jovem de 18 anos morreu eletrocutado em uma cerca que havia sido eletrizada de maneira improvisada por vizinhos. De acordo com o radialista local, José Geraldo, Thiago Cotrim Fernandes recebeu uma forte descarga elétrica ao tocar na cerca e morreu na hora. O caso, que aconteceu na localidade de Gabriela IV, na zona rural de Sebastião Laranjeiras, foi registrado na delegacia local. 

Jovem de 18 anos morre eletrocutado na zona rural de Sebastião Laranjeiras Foto: José Geraldo

Os vizinhos, identificados como os irmãos Zau e Zeca do Poço, não respeitaram a legislação vigente para energizar a cerca e, se condenados, podem pegar até quatro anos de prisão. Após perícia, o corpo foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal de Guanambi.

Brumado: Grupo de amigos encerra 2015 com o tradicional baba de saia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como vem acontecendo nos últimos seis anos, o grupo de amigos do Baba Pica Pé, da cidade de Brumado, se encontrou para celebrar o encerramento do ano e dar as boas vindas ao ano novo com o tradicional baba de saia, o famoso baba das muquiranas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a celebração reuniu descontração e muito bom humor entre os amigos da pelada de final de ano. 

Brumado: Grupo de amigos encerra 2015 com o tradicional baba de saia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As fantasias foram diversificadas e alguns ainda se arriscaram a jogar de salto alto, batom e vestido. “É uma maneira de manter a descontração e reencontrar os amigos e fortalecer os laços. Esperamos que em 2016 possamos vencer os obstáculos, assim como passamos por esse apertado 2015. Bola pra frente e que Deus esteja conosco”, disse Gil Rocha, membro organizador do encontro.

Acarajé e canjica dão sabor ao início da temporada do Terno de Reis em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como já vem acontecendo há alguns anos, o grupo da terceira idade Viva a Vida, Viva Bem e a baiana Dete do Acarajé abriram a temporada do tradicional Terno de Reis na cidade de Brumado. A folia aconteceu na noite da última segunda-feira (4), no quiosque da baiana, localizado na Praça Armindo Azevedo, onde se reuniram clientes e convidados. A animação contagiou os presentes, que cantaram e dançaram no ritmo dos tocadores de Reis. A animação ganhou sabor com o acarajé e a distribuição de canjica. 

Acarajé e canjica dão sabor ao início da temporada do Terno de Reis em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante todo mês de janeiro, os sertanejos celebram os Santos Reis - a tradição promove grandes encontros em toda a região do sertão produtivo da Bahia e demais cidades do sudoeste do estado, principalmente nas comunidades rurais. Este ano, a secretaria de cultura de Brumado está resgatando o encontro de Terno de Reis, que será realizado no dia 9 de janeiro, na Praça Coronel Zeca Leite, com a presença de várias companhias de Reis.

Acarajé e canjica dão sabor ao início da temporada do Terno de Reis em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Sebastião Laranjeiras: Deputada Ivana Bastos entrega praça com academia ao ar livre Foto: Camila Queiroz

A deputada Ivana estadual Bastos (PSD) prestigiou a entrega da Praça Avenida 7 de Setembro, com academia ao ar livre, na cidade de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste baiano. A prefeita inaugurou o equipamento no dia 19 de dezembro. Segundo a deputada, a nova praça é mais uma conquista dos moradores e reflete o empenho da administração em garantir, mesmo em tempos de crise econômica, obras e mais desenvolvimento para o município. “Parabenizo esta administração porque traz resultados que nos orgulham muito. A prefeita não tem medido esforços para garantir obras para este município, mesmo enfrentando grandes problemas. Essa gestão, com o apoio de toda a sua equipe, tem lutado e com muita força conseguiu controlar essa dificuldade”, pontuou Bastos.

São Paulo: Amigos de Deval estão inconformados com a morte trágica do cabeleireiro na BR-030 Foto: Alcides Vieira/Brumado Notícias

Após a publicação da matéria no site Brumado Notícias, amigos de Sindeval Silva Brito, de 34 anos, entraram em contato com a nossa redação e demonstraram profundo pesar pela forma trágica como morreu o cabeleireiro baiano, que trabalhava em São Paulo. Deval, como era conhecido a vítima do acidente automobilístico registrado no último domingo (03), na BR-030, próximo ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, era bastante querido por todos. Segundo apurou a nossa reportagem, a notícia do falecimento causou uma forte comoção em amigos e clientes do cabeleireiro, que trabalhava e morava no Bairro Grajaú, na Zona Sul da capital paulista. Diversas pessoas se aglomeraram em frente ao salão em busca de maiores informações. Alcides Vieira, amigo e cliente, que é baiano, natural da cidade de Caraíbas, está muito triste pela passagem repentina de Deval. “Estou muito triste. Ele era muito novo. Um cara do bem, prestativo e muito amigo. Que Deus conforte toda a sua família e lhe conceda um ótimo lugar no céu. Descanse em paz”, disse. Sindeval saiu de São Paulo com destino ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, para visitar parentes e amigos, mas teve a viagem interrompida devido ao trágico acidente.

Rodovias estaduais da Bahia registram 10 mortes em operação de fim de ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre o dia 24 de dezembro e 4 de janeiro, dez pessoas morreram nas rodovias estaduais da Bahia. No período das festas de fim de ano, foi realizada a operação especial do policiamento rodoviário da Polícia Militar. Durante os doze dias de operação, foram registrados 85 acidentes e 62 vítimas, sendo que 37 tiveram ferimentos leves, 15 graves e as 10 fatais. Segundo a PM, as equipes abordaram 26.527 pessoas e 13.846 veículos na operação de fim de ano. Foram recolhidas 20 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), 68 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs), 1.822 condutores autuados e 66 veículos retidos. De acordo com informações da polícia, as equipes usaram novos medidores de velocidade do tipo estático/portátil em caráter educativo com objetivo de monitorar ultrapassagens proibidas. Participaram da operação especial o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), as Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna) e as Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras).

Dois indivíduos são presos depois de assaltar agência lotérica de Contendas do Sincorá Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma agência lotérica da cidade de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano, foi assaltada por volta de 17h da última segunda-feira (4). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois indivíduos armados com um revólver entraram no local e anunciaram o assalto. Eles estavam em uma motocicleta, de placa JRE 7723, de Barra da Estiva, que havia sido roubada. A polícia foi acionada e conseguiu apreender os assaltantes, identificados como Hugo Paulo Moreira Vasconcelos, de 23 anos, natural de Contendas do Sincorá, e um menor de 17 anos de idade, natural da cidade de Salvador. Os indivíduos foram apresentados na delegacia de polícia de Brumado.

Bolsa Família vai ter reajuste em 2016 Foto: Reprodução

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o orçamento do governo federal para 2016 prevê um reajuste de R$ 1 bilhão no programa Bolsa Família. O reajuste do Bolsa Família entrou em discussão após, no último dia 31 de dezembro, a presidenta Dilma Rousseff (PT) vetar um trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, que previa o reajuste para os beneficiários do programa. De acordo com a proposta aprovada pelo Congresso Nacional, a correção do benefício para todas as famílias seria medida de acordo com o índice da inflação, calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O MDS informou que o veto da presidenta ao trecho da LDO ocorreu em função da vinculação do reajuste do Bolsa Família à inflação. A LDO contém parâmetros e estimativas que orientam a elaboração do Orçamento deste ano. Segundo o ministério, o benefício médio do programa pago as famílias é R$ 164 e cresceu acima da inflação desde 2011. De acordo com o MDS, 13,9 milhões de famílias recebem o Bolsa Família.

Brumado: Uneb dá início a processo de mudança para nova sede Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Universidade do Estado da Bahia - UNEB informa a toda comunidade que vai realizar o processo de mudança para a nova sede no período de 4 a 9 de janeiro. Por conta da mudança, as atividades de atendimento à comunidade externa estarão suspensas durante os seis dias. A nova sede da Uneb funcionará no Shopping Áppio, na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no centro.

Retorno da chuva alegra os brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A chuva voltou a cair em Brumado. A precipitação que começou na segunda-feira (4) ganhou mais volume na manhã desta terça-feira (5). Animados, os brumadenses fizeram questão de postar inúmeras imagens da chuva nas redes sociais. A equipe do site Brumado Notícias percorreu várias ruas da cidade e registrou os velhos pontos de alagamentos com grandes volumes de água. Em alguns trechos, os moradores tiveram de se unir para desobstruir a passagem da corrente de água que se formou nas vias. A força da água arrastou muita lama para parte da Avenida João Paulo I e muitos buracos já existentes ficaram ainda maiores com a enxurrada. No município, a temperatura, que passava dos 40°C nos primeiros dias do ano, já caiu para 18°C na manhã de hoje. O serviço de meteorologia aponta que a chuva deve continuar no decorrer da semana e ficará ainda mais intensa na quinta e sexta-feira.  

Arquivo