Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2019"

01 Fev 2019 - 15:20h

Uma mulher identificada como Vangela Ribeiro Alves, 45 anos, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (01), dentro do banheiro do apartamento onde morava, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vangela, era funcionária da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. A empresa responsável pela administração da UTI fixou uma faixa preta e decretou luto. A causa da morte ainda é desconhecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi até o local e realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Alves foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

01 Fev 2019 - 15:00h

Em continuidade à Operação Hot Doc, a corregedoria do Detran - Departamento Estadual de Trânsito da Bahia esteve nesta quinta-feira (31), na sede do 2ª Retran - Circunscrição Regional de Trânsito de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, onde constatou diversas irregularidades. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o coordenador da unidade, Edelson Dourado Castro, foi preso em flagrante e conduzido à delegacia local. Ele responderá pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e extravio de documentos públicos. O auto de prisão em flagrante delito foi lavrado pelo delegado titular Antônio Cláudio Pereira Oliveira. Um aviso fixado na parede do órgão, na cidade, informa que o atendimento está temporariamente suspenso e todos os procedimentos serão feitos na 18ª Ciretran, em Brumado, onde a operação teve início no mês de dezembro.

01 Fev 2019 - 14:30h

A Câmara dos Deputados empossou nesta sexta-feira (1º), em uma cerimônia no plenário principal da Casa, os deputados federais eleitos em outubro passado. A legislatura que começa nesta sexta-feira tem o maior percentual de novatos e de mulheres em mais de 30 anos. O número de partidos com assento na Casa também é recorde: são 30 diferentes legendas representadas na Câmara a partir de agora. De acordo com o G1, a sessão de posse dos deputados foi conduzida pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). À frente da Câmara desde 2017, o parlamentar do Rio de Janeiro tentará a reeleição na eleição desta sexta que definirá quem irá presidir a Casa nos próximos dois anos. A eleição interna está marcada para as 18h. Também nesta sexta-feira, os deputados também vão escolher os demais integrantes da Mesa Diretora, cargos como vice-presidente e secretários.

01 Fev 2019 - 14:16h

A partir deste sábado, 2, a Petrobras vai reduzir em 0,99% o preço médio da gasolina nas refinarias. O valor vai passar de 1,4907 reais para 1,4758 reais. O custo do óleo diesel foi mantido pela petroleira em 2,0198. A política de preços da Petrobras leva em consideração o valor do câmbio e as cotações internacionais. Os reajustes podem ser feitos diariamente. Porém, para ter um pouco mais de estabilidade no valor a petroleira adota um mecanismo comercial que permite segurar os preços por até quinze dias. O repasse do reajuste da gasolina ao consumidor final depende tanto das distribuidoras como dos postos de combustível. Segundo a companhia, o valor da gasolina na refinaria equivale a 25% do total. Outro 16% são da distribuidora e dos postos, e 59%, de imposto.

01 Fev 2019 - 14:00h

No final da tarde desta quinta-feira (31), o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) informou ao Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que um usuário do terminal rodoviário de Brumado teve a sua mochila com vários pertences furtada no momento em que desembarcou do ônibus. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a vítima indicou um suspeito e, de posse dessas informações, a guarnição passou a realizar rondas, quando acabou encontrando o indivíduo na Rua Areliano Gama, no Bairro Rodoviário. A princípio, o homem negou o crime, mas, depois, confessou que havia furtado a mochila, indicando o local onde os pertences estavam escondidos. O jovem  e o material foram apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o caso foi registrado.

01 Fev 2019 - 13:30h

A proposta de reforma da Previdência da equipe econômica do presidente Bolsonaro vai permitir que os trabalhadores usem seu FGTS para os novos planos de capitalização.  No regime de capitalização, que será criado para os brasileiros que estão chegando ao mercado de trabalho, cada trabalhador faz poupanças individuais para complementar sua aposentadoria. Hoje, o Brasil adota o regime de repartição, no qual os trabalhadores atuais financiam a previdência de quem já se aposentou. De acordo com o jornal O Globo, a ideia é permitir que os novos trabalhadores usem o dinheiro que será depositado no seu Fundo de Garantia como uma poupança para financiar, no futuro, sua aposentadoria.

01 Fev 2019 - 13:00h

Nos últimos três anos, a Embasa investiu R$ 5,5 milhões em inspeção, manutenção e recuperação estrutural das barragens sob sua responsabilidade. Até 2021, mais R$ 25 milhões estão previstos para a continuidade dessas ações. Com esse trabalho, as 27 barragens operadas pela empresa, que se enquadram nos critérios da Política Nacional de Segurança de Barragens, estão em boas condições de segurança e funcionamento. Atualmente, todas as barragens administradas pela Embasa apresentam baixo ou médio risco, conforme o último Relatório Nacional de Segurança de Barragens publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Mais importante do que a categoria de risco, no entanto, é que essas estruturas têm recebido ações de monitoramento e melhorias pela empresa. Para 2019, a Embasa tem ações de melhoria programadas para as barragens de Aracatu e Brumado, já com empresas contratadas.

01 Fev 2019 - 12:30h

Morreu, nesta quinta-feira (31), o bebê de 6 meses que foi atingido por uma bomba de gás lançada por policiais militares, no bairro de São Marcos, em Salvador. A informação foi passada ao G1 pela mãe da criança, Jéssica Maciel. A menina Agatha Sophia estava internada em estado grave, no Hospital Geral do Estado (HGE), desde o domingo (27), quando o caso ocorreu. Conforme a mãe, o óbito foi informado ao familiares no final da manhã desta quinta. O enterro da criança será realizado na sexta-feira (1]), às 14h, no cemitério Quinta dos Lázaros, na capital. A Polícia Militar informou que os agentes envolvidos no caso foram afastados das atividades, pois ficaram muito abalados com o ocorrido. Eles foram apresentados ao Departamento de Promoção Social (DPS), onde recebem acompanhamento psicológico.

01 Fev 2019 - 12:00h

Dezessete agentes de endemias foram dispensados e, dos 12 que passaram no último concurso público realizado pela prefeitura municipal de Brumado, apenas 07 assumiram o cargo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que dos 12, 2 não tiveram interesse em assumir a vaga e 02 não compareceram à assinatura do termo de posse. Apesar disso, o secretário ressaltou que existe um cadastro de reserva e, caso haja necessidade, os candidatos da lista serão convocados para completar o quadro. “Em hipótese alguma, o município de Brumado vai ficar sem assistência do serviço dos agentes de endemias”, garantiu. Feres ainda destacou que a cidade não está passando por um momento delicado no que se refere ao surgimento de casos das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypt. O que acontece, segundo frisou, é que Brumado é um local com o clima ideal para proliferação do mosquito e a situação é sempre crítica, de qualquer ângulo. “O papel do agente de endemias é educativo. Não é ele que vai limpar o quintal das residências, cada cidadão tem que fazer a sua parte”, alertou.

01 Fev 2019 - 11:00h

Na noite da última quarta-feira (30), o Partido Novo foi apresentado em evento realizado em Brumado. Na oportunidade, jovens empreendedores que estão à frente da sigla fizeram uma apresentação para filiados e simpatizantes da legenda. 

De acordo com o Jornal do Sudoeste, a reunião foi conduzida pelo empresário Alessandro Lima Dias Soares, que responde pela Coordenação de Comunicação do Núcleo de Brumado, com o objetivo de divulgar as ideias e valores do partido, além de incentivar filiações e buscar apoiadores para constituir, no futuro, o seu Diretório Municipal. Segundo Soares, o Novo chega a Brumado como uma alternativa de mudança da maneira de fazer política, enterrando as práticas da velha política.

01 Fev 2019 - 10:30h

A Justiça do Trabalho autorizou nesta quinta-feira, 31, um novo bloqueio de 800 milhões de reais da mineradora Vale por causa da ruptura de uma barragem em Brumadinho (MG). A medida busca assegurar pagamentos e indenizações trabalhistas pela empresa, que já tem 12,6 bilhões de reais congelados pela Justiça. Até o momento, foram confirmadas 99 mortes na tragédia; 257 pessoas estão desaparecidas. Em sua decisão, o juiz Ordenisio Cesar dos Santos, titular da 5° Vara do Trabalho de Betim, afirmou que “se trata de desastre reincidente, de proporções bem maiores do que o ocorrido na barragem do fundão, em Mariana/MG, em novembro de 2015, também de propriedade da requerida (Vale), com perdas de centenas de vidas, dentre as quais empregados diretos e terceirizados da requerida, e repercussões inestimáveis na vida e na saúde, física e mental, dos seus familiares”. O titular da 5ª Vara determinou ainda que a Vale apresente, no prazo de dez dias úteis, a relação de todos os seus empregados diretos, indiretos, avulsos, e terceirizados, e os documentos correspondentes, sob pena de multa diária. No domingo 27, o MPT-MG solicitou o bloqueio de 1,6 bilhão de reais da mineradora a fim de garantir o pagamento de eventuais indenizações às famílias das vítimas e dos sobreviventes da tragédia. Na segunda-feira 28, a juíza plantonista Renata Lopes Vale já tinha determinado o congelamento de 800 milhões de reais.

01 Fev 2019 - 10:00h

O site Achei Sudoeste recebeu áudios via WhatsApp de moradores dos bairros São Jorge, São Félix e Malhada Branca relatando que um casal com uma criança tem passado pelas localidades se apresentando como religiosos e pregando para outros casais. O que tem causado estranheza por parte de quem já recebeu o casal é o fato de o mesmo convidar as pessoas abordadas a fazerem uma oração, mas antes as mesmas devem primeiro beber um vinho por eles ofertados. “Recebo pessoas de qualquer religião que queira vir falar da palavra de Deus em minha casa, mas nunca ninguém chegou aqui com vinho. Nem sei se aquilo lá é vinho mesmo e, por outro lado, quem dá a certeza de que tal bebida não está batizada com alguma coisa dopante, tipo o boa noite cinderela, e depois venham a fazer alguma coisa com a gente ou levar os nossos pertences?”, questionou uma residente do São Jorge. “O próprio Jesus falou que temos que ser cautelosos como as serpentes e inocentes como as pombas. Nesse caso, eu prefiro ser mais serpente e ficar na defensiva, pois não sei o que vem de lá pra cá”, ponderou uma moradora da Malhada Branca. Nossa reportagem tentou contato com algumas denominações religiosas no município para tratar do assunto, mas nenhuma tinha conhecimento de tal modelo de abordagem de pregação na cidade.

01 Fev 2019 - 09:30h

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / (77) 99958-6929.

01 Fev 2019 - 09:00h

Funcionários terceirizados da empresa Globo, que presta serviço ao Hospital Regional de Guanambi (HRG), a 141 km de Brumado, denunciam que estão com os salários atrasados há dois meses. De acordo o Sudoeste Bahia, eles também não teriam recebido o décimo terceiro salário. O vice-diretor da unidade de saúde culpa as burocracias fiscais para justificar o atraso salarial. No entanto, ele disse que as providências já foram tomadas e os pagamentos serão regularizados nesta semana.

01 Fev 2019 - 08:30h

A paralisação do atendimento dos médicos anestesistas pelo Planserv completou 26 dias nesta quinta-feira (31). A categoria reivindica reajuste nos valores pagos pelo plano, o que segundo eles não ocorre desde 2015. Desde que a paralisação começou, em 7 de janeiro, 500 mil beneficiários estão sem atendimento de anestesistas, em todo o estado. Os profissionais só estão atendendo pelo Planserv os casos de urgência e emergência. Na última quarta-feira (30), Planserv e anestesistas participaram de uma reunião, mas não entraram em acordo. Segundo Adriano Argones, assessor jurídico da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest-BA), o Planserv não apresentou nenhuma proposta na reunião. “O Planserv insiste que não tem interesse em manter o contrato com a Coopanest e, portanto, não levou nenhuma proposta de preços. Diante disso, não resta outra alternativa aos médicos anestesistas, senão cobrar os honorários médicos diretamente aos pacientes, para que estes, em seguida, busquem o reembolso do Planserv”, disse Argones.

01 Fev 2019 - 08:00h

Vítima de um acidente automobilístico em 2011, o livramentense Jonilson Oliveira Lima, 34 anos, residente na cidade de Araras (SP), dá exemplo de superação. Em virtude do acidente, ele perdeu parte da perna direita, o olfato e a visão lateral do olho esquerdo. Jonilson ficou 26 dias em coma no Hospital São Lucas de Americana, mas não se deixou abater pelas dificuldades. De acordo com o Livramento Manchete, no retorno ao trabalho, ele aceitou o convite de um colega para conhecer  um evento de futebol de amputados. Segundo Oliveira, foi amor à primeira vista e, apenas alguns dias depois, já iniciava os treinamentos para adaptação ao esporte. Após alguns meses de muita dedicação nos treinos, o livramentense fazia parte do time titular de amputados da Ponte Preta de Campinas, atuando como zagueiro. Além do futebol de amputados, Jonilson também participa das modalidades de lançamento de dardo, levantamento de peso e natação, com ótimas colocações nos campeonatos regionais.

01 Fev 2019 - 07:30h

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6% no trimestre encerrado em dezembro do ano passado, atingindo 12,2 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (31). A taxa representa uma estabilidade frente ao trimestre encerrado em novembro e um recuo de 0,3 ponto percentual em relação ao 3º trimestre (11,9%). No ano de 2018, a taxa média de desocupação foi de 12,3%, ante 12,7% em 2017. O país encerrou o ano passado com apenas 116 mil desempregados a menos, no comparativo com o 4º trimestre de 2017. Já na comparação com o 3º trimestre, houve uma redução de 297 mil pessoas no número de desempregados. O gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, destacou que entre os fatores que contribuíram para a maior geração de postos de trabalho nos últimos meses de 2018 estão o fim da incerteza eleitoral, a Black Friday em novembro, e o Natal. Na comparação com o 3º trimestre, o aumento na população ocupada se deu, principalmente, no comércio, com 266 mil trabalhadores ocupados a mais. No segmento de comunicação, o aumento no contingente de ocupados foi de 190 mil novos trabalhadores. Já no setor de transportes, o aumento foi de 157 mil novos ocupados.

01 Fev 2019 - 07:00h

Após o sucesso da terceira edição da Caminhada Passos que Salvam, realizada em Brumado no mês de novembro, Patrícia Daiana, que faz parte da comissão organizadora do evento, apresentou ao site Achei Sudoeste o balanço positivo da campanha. Segundo informou, no total, dos 3 mil kits, foram vendidos 2.546 kits, o equivalente ao valor de R$ 89.110,00, que serão doados ao Hospital do Amor, em Barretos. A unidade trata crianças com câncer de todo país. “Todo valor foi depositado na conta do hospital”, disse. Patrícia ainda destacou que a unidade enviou um certificado à comissão agradecendo aos brumadenses pela ajuda. Também integrante da organização do evento, Iara Lobo salientou que, pelo terceiro ano consecutivo, a caminhada promovida na cidade foi a maior comparada àquelas realizadas em outros locais. “Com essa caminhada, a gente teve oportunidade de encaminhar pacientes de Brumado para fazer o tratamento contra o câncer no Hospital do Amor. Um tratamento digno em um hospital que é referência no tratamento contra o câncer na América Latina”, destacou. Ela ainda frisou que pacientes da região circunvizinha também são encaminhados para o centro de saúde. Por fim, as organizadoras reforçaram que a caminhada também divulga a importância do diagnóstico precoce, o qual aumenta bastante as chances de cura.

01 Fev 2019 - 00:00h

Na última quinta-feira (31), o argentino Gaston Careca fazia malabarismo em frente ao semáforo, no meio do trânsito da cidade de Brumado, a fim de ganhar o sustento do dia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que viaja há quatro anos pelo país, onde já passou por vinte estados, apresentando a sua arte nas sinaleiras, escolas e praças das cidades. “A gente corre atrás. Trabalho independente nas ruas", contou. Gaston ainda relatou que sempre gostou de viajar e aprendeu o malabarismo, além do artesanato, na própria rua para ganhar dinheiro. Careca disse que, no cotidiano da atividade, tem dias que são melhores que outros em termos de dinheiro, mas ele se diverte em cima do monociclo e com os demais equipamentos para realização do malabarismo. "Dá pra viver com o básico. Minha missão é conhecer o mundo todo”, falou.