Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

05 Mar 2021 - 19:20h

Nesta sexta-feira, 05 de março, o município de Brumado registra 5348 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14532. Entre os diagnósticos: 42 internações, 65 óbitos, 478 pacientes em tratamento e 4805 recuperados. No momento, 212 ainda aguardam resultado laboratorial e 8043 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

05 Mar 2021 - 19:00h

Por volta de 18h desta quinta-feira (04), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam um homem por tráfico de drogas no Residencial Brisas I, em Brumado. Durante rondas no local, uma guarnição avistou uma pessoa em atitude suspeita. Conforme se aproximaram, os militares perceberam que o indivíduo havia arremessado algo nas proximidades. Em busca no suspeito e nas redondezas, foi encontrado R$ 87,00 em espécie, além 12 porções de maconha. O indivíduo e todo o material foram apresentados na delegacia.

05 Mar 2021 - 16:00h

Nesta sexta-feira (05), a Secretária de Saúde em exercício, Tereza Paim, voltou a alertar sobre a alta ocupação dos leitos de Covid-19 na Bahia. Atualmente, fila de espera por um leito para tratamento da doença tem mais de 320 pessoas. Para ela, mais do que abrir novos leitos, a necessidade é de conscientização da população, para que evite novas contaminações e a consequente sobrecarga do sistema de saúde. “Essa abertura é um paliativo inicial, mas a doença começou antes. O que a gente está fazendo hoje com o decreto e o toque de recolher é evitar que daqui a duas semanas a gente dobre isso. Nos últimos 15 dias, já vínhamos em uma crescente muito grande”, explicou.

05 Mar 2021 - 15:30h

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas depois de uma batida entre dois veículos na quinta-feira (4) na BR-330, no trecho entre Jequié e Jitaúna, sudoeste da Bahia. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atendeu a ocorrência. Não há informações sobre as causas do acidente. Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local. De acordo com a PRF, as vítimas feridas ficaram presas às ferragens. As duas pessoas feridas foram encaminhadas em estado grave para o Hospital Prado Valadares, na cidade de Jequié.

05 Mar 2021 - 15:00h

O governo federal anunciou a data para o leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai de Caetité, passando por Brumado, até Ilhéus, no sul da Bahia. O leilão será no dia 8 de abril, de acordo com o ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas. O anuncio foi feito durante live com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira (4). “O exército também ajuda a obra do seguimento seguinte que vai até Barreiras. Estamos tomando a providência da obra de Barreiras até Figueirópolis, no Tocantins”, explicou Tarcísio durante a live.

05 Mar 2021 - 14:30h

A cúpula do Ministério da Saúde espera que o Brasil atravesse nas próximas duas semanas o pior momento da pandemia. O Valor apurou que, no entorno do ministro Eduardo Pazuello, a expectativa é que haja uma explosão de casos e mortes no período, com os óbitos ultrapassando a barreira dos 3.000 por dia. O diagnóstico decorre de uma tempestade perfeita: o alastramento do vírus em todo o país, impulsionado pelas aglomerações no fim do ano e no Carnaval; a dificuldade da população de manter-se em isolamento social; a circulação no país de novas variantes mais contagiosas e com grande carga viral; a iminência de um colapso do sistema hospitalar em diversos Estados ao mesmo tempo; e a falta de vacinas disponíveis para imunizar os brasileiros. As atenções da pasta estão voltadas sobretudo para a região Sul. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI tem estado próximo ou acima de 100% durante toda a semana. Na região Norte, embora o número de casos seja menor, há preocupações quanto à pouca disponibilidade de leitos. Os alertas também já dispararam quanto à situação de Estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A cúpula da Saúde entende que não há muito no momento o que fazer, a não ser estimular a reabertura de hospitais de campanha nos Estados. O governo federal também cogita novas instalações desse tipo já nos próximos dias. As ações de fechamento e restrições à circulação de pessoas estão nas mãos dos Estados. O governo federal não vai decretar lockdown nacional, escorado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e também por acreditar que as decisões devem ser tomadas levando em critérios regionais. Para o médio prazo, as projeções da equipe de Pazuello são mais otimistas. A estimativa é que a vacinação começará a se acelerar a partir deste mês, com a maior produção do Butantan e da Fiocruz. Em abril, ambos já deverão estar produzindo 1,4 milhão de doses diárias.

05 Mar 2021 - 14:00h

O Governo do Estado e prefeituras do sudoeste baiano acordaram a ampliação de medidas mais restritivas para frear a disseminação da covid-19 na região. O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (5) trará um novo decreto que permite apenas o funcionamento dos serviços essenciais, a partir desta sexta-feira (5) até as 5h da próxima quarta-feira (10).  Estarão liberadas as atividades relacionadas à saúde e comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, além do transporte e do serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde. São considerados serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações. As medidas valem para os seguintes municípios: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

Fica proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 5 de março até as 5h de 8 de março. Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%. Ficam suspensos, no período de 5 de março até as 5h do dia 10 de março, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) nos 22 municípios. Também ficam suspensas nesses municípios, de 5 de março até as 5h de 10 de março, as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. Já sobre leitos, a ampliação da restrição é motivada pelo aumento significativo no número de casos do novo coronavírus na região. Em função deste cenário, o governador Rui Costa afirmou que está em trâmite a contratação para abertura de 10 leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI), para pacientes com covid-19, no novo Hospital de Caetité.

05 Mar 2021 - 13:10h

A jovem Jaqueline Cambuí Silva, 17 anos, natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Magalhães Neto, em Brumado, morreu nesta sexta-feira (05), no Hospital de Base, em Vitória da Conquista. Cambuí lutava contra Porfiria Aguda, doença rara, que é um distúrbio metabólico raro na produção do heme, um grupo prostético da ligação do oxigênio da hemoglobina. Especificamente, é caracterizado pela deficiência da enzima porfobilinogênio deaminase (PBG-D). Jaqueline e seus pais, Silene Cambuí Silva e José Carlos da Silva, residiam no interior de São Paulo. A família foi para Livramento de Nossa Senhora, para visitar parentes e ele apresentou os sintomas da doença. Através de campanha realizada na internet e no site Achei Sudoeste, a Silva conseguiu com a ajuda de doações, comprar duas ampolas do medicamento Panhematin para tratamento da doença. No total, foram gastos para aquisição dos remédios R$ 73.008,86 (veja aqui).

05 Mar 2021 - 12:00h

Em primeira votação nesta quinta-feira (04), a Câmara de Brumado aprovou 60% de remanejamento do orçamento 2021 do Executivo. A oposição apresentou emenda com proposta de 30%, porém a mesma foi reprovada. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Vanderlei Bastos Miranda (PDT), o Boca, disse que 60% é um valor muito exagerado e que a oposição só ofereceu à emenda de 30% devido à pandemia. “O prefeito pode precisar remanejar dinheiro para a saúde e o dinheiro já estaria lá disponível. Por isso que foi oferecido esses 30%”, salientou. Amorim acrescentou ainda que a prefeitura poderia com o recurso adquirir por conta própria vacinas para o enfrentamento à Covid-19, caso seja dada essa autonomia aos municípios. “Sabemos que o momento é difícil. Estamos à disposição do povo e para trabalhar em conjunto com o Executivo”, pontuou.

05 Mar 2021 - 11:30h

O risco de morte pela Covid-19 é mais de 10 vezes maior em países onde a maioria da população adulta está acima do peso, segundo um relatório divulgado na quarta-feira (3) pelo Fórum Mundial de Obesidade. Os pesquisadores do Fórum examinaram dados de mortalidade compilados pela Universidade Johns Hopkins (JHU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles descobriram que, das 2,5 milhões de mortes pela Covid-19 relatadas até o final de fevereiro, 2,2 milhões ocorreram em países onde mais da metade da população está acima do peso. Países em que menos de 40% da população estava acima do peso tinham uma taxa de mortalidade de Covid-19 de 10 pessoas por 100.000. Já nos países onde mais de 50% da população estava acima do peso, a taxa de mortalidade de Covid-19 era muito mais alta - mais de 100 por 100.000. A conclusão da pesquisa é que a taxa de mortalidade da Covid-19 aumentava junto com a prevalência de obesidade nos países, mesmo após o ajuste por idade e riqueza nacional.  Por isso, o Fórum Mundial de Obesidade sugere priorizar as pessoas obesas nas campanhas de vacinação contra a Covid-19. Os pesquisadores também ressaltam que o excesso de peso pode piorar outros problemas de saúde e infecções virais, como o H1N1, gripe e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS). No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade é a terceira comorbidade entre as pessoas com menos de 60 anos que morreram de Covid-19, atrás de cardiopatia e diabetes.

05 Mar 2021 - 11:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly endossou o coro de cobranças do poder executivo municipal contra a Embasa. Para o parlamentar, a empresa precisa dar atenção ao esgotamento sanitário da cidade. “Nas minhas redes sociais tenho feito vídeos em locais onde tem esgoto a céu aberto prejudicando a nossa população”, relatou, afirmando que tem feito seu papel enquanto representante da sociedade. Bonelly informou ainda que um funcionário da empresa pontuou que a Embasa tentou realizar um investimento de R$ 82 milhões no município, mas o prefeito não aceitou. “A informação que temos da prefeitura é que a Embasa quer fazer os R$ 82 milhões de investimento em 50 anos e a prefeitura quer que ela faça em 5 anos. É importante que a Embasa tenha sensibilidade com a população brumadense. É o momento de todos nos unirmos para que a gente faça o tão sonhado esgotamento sanitário de Brumado”, afirmou.

05 Mar 2021 - 10:30h

Uma carga de 44.721 mil litros de combustível transportada com documentação fiscal irregular foi apreendida na madrugada desta quinta-feira (4) no KM 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a apreensão, no documento fiscal do produto constava como destino a cidade de Paulínia, em São Paulo. Porém, motorista do veículo que transportava o combustível relatou aos policiais que entregaria em Feira de Santana, o que levantou a suspeita de irregularidade. Ainda segundo a PRF, a situação apresentava indícios de não recolhimento de tributo, o que caracteriza sonegação fiscal. A Secretaria de Fazenda, responsável por apurar às irregularidades e inconsistências tributárias, foi acionada.

05 Mar 2021 - 10:00h

A cidade de Brumado finalizou o ano de 2020 com 45 óbitos em decorrência da Covid-19. Neste ano de 2021, já foram registradas mais de 19 mortes apenas em 63 dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) colocou que apenas neste primeiro trimestre o município já está com quase 50% do número de óbitos de todo ano de 2020. “É preocupante. Temos que ter uma ação do poder público e da secretaria de saúde para montar uma força tarefa e ir pra rua dar tranquilidade às pessoas. Espero que a população possa ser logo vacinada”, pontuou.

05 Mar 2021 - 09:30h

Uma plantação com mais de 30 mil pés de maconha foi destruída por policiais da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Curaçá). Ela foi achada no Complexo de Ilhas das Araras, município de Curaçá, região norte da Bahia. Para chegar ao local, os PMs utilizaram embarcações. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as equipes faziam rondas pelo Distrito de Riacho Seco e seguiram para a região conhecida como Complexo de Ilhas das Araras, às margens do Rio São Francisco, na quarta-feira (3). Ainda de acordo com a SSP, o local escolhido pelos criminosos facilita o processo de irrigação por alagamento. O Major Leonel, que estava na operação, informou que a droga foi plantada em uma área de três mil metros quadrados e renderia cerca de 10 toneladas, após a colheita. A plantação estava avaliada em R$ 10 milhões de reais. A erva e o material utilizado pelos criminosos para irrigação da roça foram incinerados no local.

05 Mar 2021 - 09:00h

Em primeira votação nesta quinta-feira (04), a Câmara de Brumado aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 15, de autoria do Poder Executivo, sobre a ampliação do limite para abertura de créditos suplementares durante a execução do orçamento municipal do exercício de 2021 (veja aqui). O orçamento estimado para este ano é de R$ 220.890.900.39. A oposição apresentou emenda com proposta de 30%, ao invés de 60%, do remanejamento municipal, porém a emenda foi reprovada por 08 votos a 07. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Vanderlei Bastos Miranda (PDT), popular Boca, disse que a proposta de 30% equivale a cerca de R$ 66 milhões para o remanejamento, o que é mais do que suficiente para que o Município trabalhe com folga. “Se caso o Executivo precisar, os vereadores estão sempre à disposição. Ninguém está aqui querendo atrapalhar o serviço do Executivo, mas a Câmara de Vereadores tem de ser livre, sem interferência”, ponderou. O parlamentar espera que até a próxima votação, na segunda-feira (15), a oposição possa mudar a opinião de algum vereador da situação com relação à emenda. “30% é um valor razoável”, avaliou.

05 Mar 2021 - 08:30h

A enfermeira Maria Angélica Sobrinho, de 53 anos, foi a primeira a ser vacinada Contra a covid-19 na Bahia. Alguns dias depois, porém, ela apresentou sintomas e foi diagnosticada com a infecção pelo coronavírus. E ela não é a única a vivenciar uma situação dessas: há relatos de outras pessoas em várias partes do Brasil que tomaram uma dose do imunizante e, enquanto aguardavam as semanas para completar o esquema vacinal, pegaram a doença. Nas redes sociais, posts mentirosos começam a divulgar que os produtos aplicados nas atuais campanhas de imunização poderiam até matar. Mas, antes de compartilhar esse tipo de informação, é preciso ter muito cuidado e entender o que está acontecendo. Afinal, como é que algumas pessoas pegam Covid-19 no intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina? Por enquanto, dois imunizantes são utilizados no Brasil: CoronaVac (Sinovac e Instituto Butantan) e CoviShield (AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz). Ambos precisam de duas doses para oferecer um nível de proteção suficiente contra o coronavírus. O tempo entre a primeira e a segunda dose varia de acordo com o produto: a CoronaVac tem um intervalo de 14 a 28 dias, enquanto na CoviShield esse período é de três meses. “Nenhuma vacina disponível, para essa ou qualquer outra doença, é capaz de proteger, mesmo que parcialmente, em menos de 14 dias após a aplicação das doses”, esclarece a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). De acordo com o G1, independentemente da tecnologia, as vacinas trazem em sua composição os antígenos, substâncias que vão interagir com as células do sistema imunológico, para que elas criem os anticorpos necessários e consigam lidar com uma futura invasão viral.

05 Mar 2021 - 08:00h

A Câmara de Brumado aprovou, em primeira votação nesta quinta-feira (04), o Projeto de Lei (PL) nº 15, de autoria do Poder Executivo, sobre a ampliação do limite para abertura de créditos suplementares durante a execução do orçamento municipal do exercício de 2021 (veja aqui). Houve empate na primeira votação com 07 votos favoráveis e 07 votos contrários ao projeto de remanejamento enviado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) - o voto de minerva veio por parte do presidente da casa, vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), que foi favorável ao projeto. A segunda votação acontece na sessão da próxima semana, agendada para segunda-feira (08). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira explicou que o prefeito não está pedindo 100% da dotação orçamentária. “Pela lei se dá em 60%, só que, pela lei, ele pode gastar os 100% dos 60%. Não é 100% de todo orçamento. A quantidade que será remanejada depende do que vai se precisando”, afirmou. Teixeira frisou que dificilmente o valor é gasto em sua totalidade, porém é aprovado um montante maior para que a proposta não tenha que ser votada toda semana. “Se pode ser votado os 60%, por que não? O prefeito não vai gastar dinheiro aleatoriamente não”, acrescentou.

05 Mar 2021 - 07:30h

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969.3777 (WhatsApp).

05 Mar 2021 - 07:00h

Com 5.288 casos confirmados da Covid-19, dos quais 451 ativos, a cidade de Brumado é o segundo em número de casos da doença na região sudoeste e o 19º na Bahia. O dado preocupante foi informado pelo vereador Amarildo Bomfim (PSB) em entrevista ao site Achei Sudoeste. “Somos a 31ª cidade em número de população de 417 cidades, mas a 19ª em número de casos confirmados do coronavírus. É uma triste realidade”, destacou. Para o parlamentar, a secretaria de saúde precisa montar uma força tarefa para impedir a proliferação do vírus na cidade, a exemplo de barreiras sanitárias e a desinfecção de logradouros.

05 Mar 2021 - 00:00h

Em sessão realizada na quinta-feira (04), o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão denunciou que estariam sendo realizadas licitações fraudulentas na prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Domingão denunciou que uma empresa ganhou uma licitação no município para reforma das escolas, porém a mesma foi cancelada sob a alegação de que as aulas seriam retomadas. No entanto, as aulas não foram retomadas e as reformas estariam sendo realizadas, segundo o parlamentar, por outra empresa. “Como esses contratos está sendo pagos? Se é que tem contrato”, questionou. Ele informou que toda documentação já foi entregue ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) para investigação. Domingão ainda pontuou que existe um grupo de empreiteiras, denominado G10, que é privilegiado nos processos licitatórios da prefeitura em detrimento das demais empresas. O vereador citou como exemplo que tem uma empresa de transportes no município que há 20 anos ganha a licitação. “Essas empresas continuam trabalhando. Com certeza são protegidas e favorecidas pelo prefeito. Logo isso será provado. Cabe agora à PF investigar. Vai demorar um pouco, mas estou com paciência”, concluiu.