Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

01 Ago 2019 - 16:30h

A produção da indústria do Brasil recuou 0,6% em junho na comparação com o mês anterior, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 1º. Em maio, já havia sido registrada queda de 0,1%. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a redução na produção é de 1,6%. A perda de ritmo do setor, na comparação com maio, reflete a redução da produção em 17 das 26 atividades, como máquinas e equipamentos, alimentos e veículos automotores. Só essas três atividades representam cerca de um terço da produção total e seguiram o comportamento da indústria, com seu segundo mês de queda. “São segmentos importantes que precisam de uma demanda doméstica mais fortalecida e que são diretamente afetados por um mercado de trabalho ainda longe de uma recuperação consistente”, explica o gerente da Pesquisa Mensal da Indústra, André Macedo. Ainda em relação ao mês anterior, houve perdas em todas as grandes categorias econômicas, sendo a mais intensa de 1,2% em bens de consumo semi e não duráveis. As demais taxas negativas foram em bens de consumo duráveis (-0,6%), de capital (-0,4%) e intermediários (-0,3%). Na comparação com junho de 2018, o tombo foi ainda maior, com redução de 5,9%. Com esse resultado, a indústria está 17,9% abaixo do recorde alcançado em maio de 2011. No fechamento do segundo trimestre, o setor teve queda de 1%, na comparação com o mesmo trimestre de 2018.

01 Ago 2019 - 16:00h

Alguns condutores reclamam de que, em algumas ruas do município de Brumado, há a demarcação das vagas da Zona Azul de um lado, porém, do outro, existe apenas a faixa amarela pintada na horizontal proibindo o estacionamento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente Interino de Trânsito e Transportes (SMTT), Castilho Viana, esclareceu que a sinalização horizontal é complementar, necessitando da sinalização vertical, ou seja, da instalação das placas para sua efetiva validação. “A gente tem alguns entraves que precisamos cumprir para executar de fato. Já estamos tomando as providências e, em breve, iremos sanar essas questões”, disse. De qualquer forma, segundo Viana, a área é proibitiva para estacionamento e, após a instalação das placas, os agentes irão aplicar as penalidades previstas na lei quanto ao caso específico.

01 Ago 2019 - 15:30h

A Polícia Civil da Bahia investiga a denúncia de um empresário que acusa o ex-pugilista Acelino “Popó” Freitas de tê-lo ameaçado de morte, após uma discussão entre o homem e um filho do ex-atleta. O ex-pugilista nega as acusações. Segundo a polícia, o denunciante, identificado como Diego Mentor Borges Melo, disse que teve uma discussão com o filho de Popó, Igor Freitas, no cinema de um shopping de Salvador, no dia 22 de julho. A briga acabou com agressões físicas e verbais, de acordo com o registro feito na Polícia Civil. O G1 tenta contato com Diego Mentor Borges Melo. De acordo com a Polícia Civil, o empresário relatou que, após a briga, Popó chegou ao local acompanhado de outras pessoas e o ameaçou de morte. O ex-pugilista disse que Diego é um ex-sócio do filho e que os dois tiveram, antes da briga no cinema, um desentendimento por conta de uma festa que realizaram e que acabou dando prejuízos. A polícia informou que Igor Freitas também registrou ocorrência do caso na 12ª Delegacia (Itapuã). No entanto, não há detalhes da denúncia feita pelo filho de Popó. Diego Mentor e Igor Freitas prestaram depoimento e fizeram exame de corpo de delito. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi lavrado pela polícia, mas os detalhes do documento também não foram divulgados. Popó relatou que não viu a briga, mas foi avisado sobre a situação pela cunhada. “Quando fui até o local, vi meu filho todo rasgado e um segurança e a administradora do cinema apartando a briga. Procurei saber o que era, quem era o cara e mais nada”, disse. Popó também falou que não foi à delegacia porque não participou da briga. “Na verdade ele está se aproveitando porque eu sou famoso. Eu não falei nada para ele, nem dei boa noite. Quando cheguei perto a briga já tinha terminado, só olhei e perguntei quem era. Meu filho falou que era o ex-sócio. A gente assistiu o filme e no final mandei ele ir na delegacia, porque sabia que ele [Diego Mentor] também ia para lá”, relatou.

01 Ago 2019 - 15:00h

Na madrugada desta quinta-feira (01), após informação do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), a polícia esteve na garagem da empresa Novo Horizonte no intuito de averiguar denúncia de furto. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, um indivíduo portador de necessidades especiais furtou um ônibus da Águia Branca na rodoviária com o objetivo de ir para Salvador. Ele dirigiu até a garagem da Novo Horizonte para abastecer, onde colidiu com o portão e invadiu a mesma. A guarnição conduziu o autor do furto, juntamente com os seus responsáveis legais e encarregados das duas empresas para a Delegacia Territorial de Brumado. Os fatos foram registrados e o indivíduo permanece no local à disposição da justiça.

01 Ago 2019 - 14:30h

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (31) reduzir de 6,5% ao ano para 6% ao ano a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic. Com a decisão, a taxa caiu para o menor patamar desde o início do regime de metas de inflação, em 1999. A medida já era esperada por analistas do mercado financeiro, embora uma parte previa a queda para 6,25% ao ano. O percentual é o menor da série história do Banco Central, que começou em 1986. A Selic estava em 6,5% desde março de 2018, portanto, há 16 meses. Na ocasião, a taxa chegou a esse percentual depois de 12 cortes seguidos. Entre julho de 2015 e agosto de 2016, a taxa se manteve em 14,25% ao ano.

01 Ago 2019 - 14:00h

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Médico Urologista Thiago Torres, promoveu no último sábado (27) um Mutirão de Urologia na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário Cláudio Feres destacou que a pasta identificou a necessidade de antecipação das cirurgias urológicas de pacientes com cálculo renal e daqueles que estavam agendados para o mês de setembro e outubro. “Definimos por antecipar essas cirurgias e, no dia 5 de agosto, iremos realizar um novo mutirão. Nada mais é do que a antecipação dessas cirurgias urológicas”, destacou. Segundo o secretário, o mutirão tem o objetivo de desafogar a fila de espera dessas cirurgias, que são de alta complexidade. No dia 5, serão realizadas entre 10 e 15 cirurgias urológicas.

01 Ago 2019 - 12:00h

O Pedal na Roça esteve presente na Piabanha, comunidade rural adjacente ao distrito de Arrecife, no município de Brumado. Na localidade, encontramos a propriedade do Seu Aparecido e da Dona Marlene, onde, através da Cáritas Diocesana e Divina Providência, com o apoio do Centro Pastoral de Aracatu, foi instalado um biodigestor. Uma tecnologia alternativa que produz gás orgânico para o fogão da cozinha. A tecnologia conta com uma base circular de concreto, uma caixa de fibra, que normalmente é utilizada para o armazenamento de água, além de outros itens para formar o equipamento que recebe fezes, o esterco bovino ou suíno, as quais passam pelo processo de fermentação para gerar o gás orgânico. Diferentemente do GLP, o gás gerado pelo biodigestor não deixa odor e o aquecimento é mais rápido que o convencional. O casal explicou que, para o bom funcionamento e geração do gás, as fezes do gado são recolhidas ainda na madrugada, por volta de 4h. Outro fator preponderante é que a água utilizada para decomposição e extração dos nutrientes não pode ser salobra ou tratada com cloro. Dessa forma, a água utilizada é captada diretamente da chuva e armazenada em cisternas.

O equipamento que passou por todo um critério técnico para sua instalação traz ainda outro benefício para a família, que é a produção do adubo úmido. Todas a fezes utilizadas para a geração do gás também são usadas como fertilizante orgânico natural que vai direto para lavoura de hortaliças, para um pequeno pomar da família e ainda para as belas mudas de plantas e flores silvestres da caatinga regional que Dona Marlene comercializa nas feiras regionais da agricultura familiar. Seu Aparecido é operário da mineração em uma empresa de extração local e tem que se desdobrar entre a vida no campo e na cidade para manter a família. Ele garante que a engenhoca tem dado bons frutos e economia em seu “pedaço de paraíso”, como costuma chamar sua moradia na roça. O produtor rural descreveu que, após a instalação do biodigestor, não precisou mais comprar o botijão GLP e que outros benefícios chegaram até a sua família com o equipamento alternativo. “Tenho um pé de côco que nunca produzia, já ia cortar o coitado, mas resolvi experimentar o adubo úmido e hoje eu digo que tenho um coqueiro que dá côco”, contou o produtor, que não esconde sua nova fase na vida e sua preferência pela roça. “Na cidade é trabalho, aqui é vida e, após o biodigestor, posso afirmar que ganhamos mais qualidade de vida”, frisou.

01 Ago 2019 - 11:30h

Em parceria com o Sebrae, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado promoverá o curso “Gestão Financeira na Medida”, que orientará os empresários nos movimentos financeiros primordiais para o gerenciamento do dia a dia da microempresa. As inscrições já estão abertas, podendo ser feitas na CDL ou no Sebrae. As aulas começam no dia 19 de agosto, de 19h às 22h, na sede da CDL local, com custo de R$ 150 por empresa. O curso, composto por consultoria e diálogos empresariais, tem carga horária de 20 horas, divididas em 5 encontros de 4 horas.

01 Ago 2019 - 11:00h

Na noite do último dia 24, o jovem Danilo Damacena Silva, de 18 anos, foi alvejado a tiros no Bairro São Jorge, no município de Brumado. A Polícia Civil elucidou o crime e conseguiu apreender a arma utilizada, uma pistola calibre 40. A mesma foi encontrada no mesmo bairro em que o fato ocorreu, na residência de Renara de Jesus Santiago, de 22 anos, a qual foi autuada em flagrante pelo delegado Orlando Quaresma pela prática dos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso restrito e associação ao tráfico. A autuada responderá ao processo criminal em liberdade. Já o autor do crime Gilson Souza Silva apresentou-se com seu advogado e admitiu o crime, alegando ter sido ameaçado pela vítima. A polícia deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva que havia sido solicitado à justiça pelo delegado Leonardo Soares. Gilson permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Brumado até ulterior deliberação judicial.

01 Ago 2019 - 10:30h

Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

01 Ago 2019 - 10:00h

No último domingo (28), foi realizado um torneio solidário de baleado feminino no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Oito equipes participaram da competição que aconteceu durante o dia inteiro em uma verdadeira maratona para as atletas. Cada equipe buscou apoio na comunidade para arrecadar insumos e rações para serem doados para a Ong Auau!, instituição que mantém um abrigo de amparo a cães e gatos de rua. 

As ações promovidas pela organização do torneio solidário chamou a atenção da Federação Baiana de Baleado, que já está agendando uma visita técnica ao município de Brumado no intuito de fomentar a prática esportiva e, dessa forma, inserir a cidade no circuito de competições do estado. “Unimos o que gostamos de fazer com uma ação de fazer um bem maior a outras pessoas. O que um dia para nós foi apenas uma brincadeira de criança, hoje continua a nos proporcionar diversão, porém com a maturidade de prestar solidariedade”, destacou Delvania Brito, membro idealizadora da competição.

01 Ago 2019 - 09:30h

A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.

01 Ago 2019 - 09:00h

A fim de tornar mais efetivas as medidas protetivas de urgência, a Polícia Civil de Brumado lançou, no último dia 22, um aplicativo denominado “Ama Maria”, com o objetivo de facilitar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em Brumado. O sistema foi idealizado pela investigadora Débora Andrade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a investigadora disse que o aplicativo funcionará como um banco de dados de medidas protetivas. A ferramenta eletrônica está em fase de teste com os policiais civis. A plataforma tem como objetivo o fácil acesso, por parte das mulheres para o combate à violência doméstica contra a mulher e implementação da política de proteção às vítimas e seus familiares. Nos últimos dois anos e meio, a própria idealizadora do projeto fez um levantamento minucioso das ocorrências de agressão contra a mulher dentro do lar registradas na delegacia local e pode perceber um aumento nos casos durante o período, já contabilizando quase 700 ocorrências no município. A investigadora esclareceu que o aplicativo também vai disseminar informações sobre a Lei Maria da Penha, bem como oferecer serviços da rede de proteção e combate à violência doméstica contra a mulher.

As medidas protetivas são instrumento da Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha, e concedidas a fim de proteger a vítima de agressão doméstica, impedindo que o suspeito se aproxime novamente dela. As medidas são solicitadas pela autoridade policial, geralmente delegados, e concedidas pelo Poder Judiciário. A concessão e a suspensão das medidas são comunicadas diretamente às vítimas e aos investigados e, durante sua tramitação, podem vir a ser modificadas ou extintas, sem ser necessário que essas mudanças sejam comunicadas oficialmente aos policiais civis e militares. A ferramenta hospeda ícones de fácil manuseio aos usuários, dentre os quais o botão pânico, onde a vítima de agressão envia sinal direto ao Cicom, acionando viaturas com maior diligência ao local. A expectativa é que o aplicativo esteja disponível ao público a partir da primeira quinzena de agosto. A princípio, a ferramenta atenderá apenas o município de Brumado, mas o projeto ambiciona atender toda a região de cobertura da 20ª Coorpin. O projeto conta com aval do delegado coordenador Leonardo Rabelo e com o apoio da prefeitura local, que vem disponibilizando subsídios para o desenvolvimento do aplicativo.

01 Ago 2019 - 08:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

01 Ago 2019 - 08:00h

Está em exposição na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, o Memorial 150 Anos da Paróquia Bom Jesus, retratando o período de um século e meio de evangelização católica no município de Brumado. A paróquia foi construída antes mesmo da emancipação política do município, quando ainda era a Vila do Bom Jesus. O estande montado na praça acompanha o período do novenário que antecede os festejos do Bom Jesus, celebrado no dia 06 de agosto. 

O memorial retrata ações da comunidade católica na localidade, além de relembrar a atuação de vários padres que exerceram o sacerdócio na paróquia, com destaque ao Monsenhor Fagundes, o qual ministrou as atividades católicas por 70 anos em Brumado. Maquetes da própria paróquia e objetos de relíquia do eterno padre também estão na exposição aberta ao público.

01 Ago 2019 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

01 Ago 2019 - 07:00h

Três atletas do Unidos Futebol Clube, time de futebol feminino de Brumado, foram selecionadas para serem reavaliadas a fim de atuarem no Estrelas, da cidade de Guarulhos. As meninas embarcaram no último domingo (28) em busca do sonho de se tornarem atletas profissionais. Em entrevista Achei Sudoeste, a treinadora Edna Cruz disse que, apesar das dificuldades para conseguir os recursos para a viagem, as atletas subiram mais um degrau em suas carreiras. “Esperamos que, nesse novo degrau, a gente possa deixar pelo menos uma menina lá diretamente no clube para que as portas nos abram mais”, afirmou. Já a atleta Raíza, que está acompanhando as colegas no processo, declarou que espera que as atletas sejam reavaliadas positivamente. “A expectativa é a melhor possível. A gente tem um grupo muito unido. Agora, elas vão atrás do mundo e vão voar”, destacou.

01 Ago 2019 - 06:00h

Uma cliente da Madeireira Real foi contemplada com um dos prêmios da campanha Liquida Bahia, realizada na cidade de Brumado, no início do mês de junho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a cliente Marliete Santos disse que comprou no comércio local durante o período e ficou muito feliz em ser sorteada. Ela mora em Guarulhos (SP), mas está reformando uma casa no município. De férias, ela comprou os materiais na loja de construção. “Estou fazendo uma reforma e fiz as compras na Madeireira Real. A vendedora me disponibilizou os cupons, preenchi e fui contemplada graças a Deus. Fiquei muito feliz”, disse. Marliete ganhou um vale de R$ 2 mil em compras.

01 Ago 2019 - 00:00h

Em Brumado, alguns motoristas reclamam da cobrança de multas dentro do perímetro da Zona Azul, alegando que estaria havendo abuso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o condutor Luciano Araújo relatou que estacionou o seu veículo na Rua Marechal Deodoro e que não havia monitor no momento. Por conta disso, ele deixou o veículo na vaga e permaneceu durante cerca de 40 minutos em uma clínica no local. “Quando voltei havia uma notificação de uma multa de R$ 20 no carro pra eu pagar”, contou. Luciano alega que a multa só é paga quando se ultrapassa o limite de tempo de 2 horas para uso da vaga de estacionamento, porém ele permaneceu menos de 1 hora no espaço. “Vou procurar um advogado porque isso não é normal. Isso é um abuso. A cidade está parada por conta dessa zona azul”, criticou.