Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2021"

01 Set 2021 - 19:40h

O ex-prefeito e ex-vereador Miguel Lima Dias não é mais diretor legislativo da Câmara Municipal de Brumado. Isso porque, através da portaria 171/2021, a presidente Verimar Dias da Silva Meira (PT) exonerou o servidor do cargo. A demissão de Miguel foi recebida com surpresa por membros do poder legislativo. Dias era indicação do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Verimar fará uma ampla reforma administrativa nos cargos comissionados da estrutura legislativa, que é de sua livre nomeação. A reforma se iniciou nas últimas semanas, quando Meira rescindiu o contrato com a contabilidade que prestava serviços há anos para a Câmara Municipal e contratou uma nova empresa. Cargos da secretaria, administrativo, controladoria e jurídico estão na mira de Meira para exonerações e nomeações de novos servidores de sua extrema confiança.

01 Set 2021 - 17:00h

O abastecimento de água será temporariamente interrompido nesta quinta-feira (02), a partir das 8h, em Brumado e Malhada de Pedras. Segundo a Embasa, a medida se deve aos serviços de substituição de equipamentos na Barragem de Cristalândia para ampliar a capacidade de produção de água tratada. A conclusão dos trabalhos está prevista para às 18h do mesmo dia, quando terá início a retomada gradativa do abastecimento. Até a normalização do abastecimento, a empresa recomenda o uso racional da água disponível nos reservatórios domiciliares.

01 Set 2021 - 16:30h

Um novo lote com 955.880 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na manhã desta quarta-feira (1º). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), toda a carga é composta por imunizantes da Sinovac/Coronavac. Além desse lote, está prevista para as 18h desta quarta a chegada de outras 97.110 doses da Pfizer/BioNTech. Segundo a Sesab, essa é a primeira vez desde o início da vacinação que o estado receberá mais de 1 milhão de doses em um único dia. Já na quinta-feira (2), a Bahia está programada a chegada de 71.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz, em um vôo previsto para pousar no aeroporto da capital baiana às 16h55. O avião que fez o transporte do lote de CoronaVac pousou no aeroporto de Salvador às 9h35. As doses serão destinadas para primeira e segunda aplicações. Após a conferência das cargas pela equipe de Imunização do Estado, as vacinas serão enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios. Com as cargas desta quarta e quinta-feira, a Bahia chegará ao total de 16.720.858 doses de vacinas recebidas, sendo 6.384.718 da Sinovac/Coronavac; 6.751.580 da Oxford/AstraZeneca; 3.323.460 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

01 Set 2021 - 16:00h

No primeiro dia de instalação dos quebra-molas no entroncamento da BA-262 com a BR-030, em Brumado, dois acidentes foram registrados no trecho. O ciclista Mailton Vital de Oliveira pedalava à noite quando, desavisado das lombadas, acabou se acidentando na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o ciclista disse que o acidente poderia ter sido fatal. “Acabei caindo no meio da pista e uma carreta segurou pra eu não me acidentar mais ainda. Se ele passasse por cima de mim eu morria na hora. Fiquei com muitas escoriações. Só Deus pra me salvar”, contou. Segundo Mailton, no mesmo momento, um motociclista também se acidentou em um quebra-molas localizado mais à frente. Para ele, a instalação das lombadas no local vai aumentar o número de acidentes no trecho. “É pra acidentar mesmo. Jamais eu esperaria um quebra-molas de tal forma ali na frente. Tá tudo no escuro, não dá pra ver a lombada. Na minha visão, aquilo ali vai provocar acidentes frequentemente”, criticou.

01 Set 2021 - 15:30h

Em Brumado, a empresa Ibar Nordeste está disponibilizando vaga para Eletricista de Manutenção para realizar manutenção preventiva, preditiva e corretiva em máquinas, equipamentos, painéis e instalações elétricas. Os interessados devem enviar currículo para [email protected] Colocar no título do e-mail: Eletricista de Manutenção. 

01 Set 2021 - 15:00h

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não aprovou a instalação dos quebra-molas no entroncamento da BA-262 com a BR-030, em Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do órgão, Jansen Ricardo, fez críticas à sinalização das lombadas no local. Para ele, está faltando reforçar para os motoristas, através de placas de sinalização, a presença das lombadas a fim de evitar acidentes. “A jurisdição ainda é do Governo do Estado, da Secretaria de Infraestrutura. A partir do momento que o trecho for direcionado ao órgão executivo municipal de trânsito, estará nas mãos do superintendente decidir. Somos contra o quebra-molas porque eles prejudicam 100% os veículos na via. Trabalhamos em cima de barreiras eletrônicas”, destacou. O Município já está requisitando a jurisdição do trecho para que a SMTT possa ter autonomia de decidir sobre a sinalização no local. “Assim que a jurisdição passar para o Município, teremos uma nova conduta”, afirmou.

01 Set 2021 - 14:30h

A aposentada Maria Helena Nóbrega, de 76 anos, nasceu em Feira de Santana e passou a maior parte da vida morando em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul e longe cerca de 850km do litoral mais próximo. O amor entre ela e a praia, no entanto, supera facilmente a barreira da distância: o negócio dela é o mar. Nas condições normais de temperatura e pressão, era mais fácil. A ex-professora sempre dava algumas escapadas aqui e ali para encontrar-se com as águas salgadas. Eram até quatro viagens por ano ao litoral.  “Eu sou doida pelo mar. Passava um mês ou dois e eu já inventava uma viagem”, lembra a feirense ao jornal Correio. O problema começou quando, em março de 2020, a pandemia de covid-19 bateu à porta. Prudente, ela se isolou em casa, evitando contato com outras pessoas para não contrair o coronavírus. O problema era que a saudade seguia batendo no peito. Durante uma reforma na piscina no sítio em que mora ao lado do marido, surgiu a solução: se Maria Helena não vai até a praia, vai a praia a Maria Helena. 

“A pessoa que veio fazer a obra deu a sugestão: 'por que não criar uma praia artificial no quintal de sua casa?' Após pensar um pouco, meu filho me disse que daria de presente e eu topei”, conta Maria Helena, que iniciou a obra no início de janeiro. Para isso, a água cristalina foi puxada de um poço artesiano. A decoração tem direito a areia, coqueiros e pedras em torno do 'mar' de 150m². A obra custou, até agora, cerca de R$ 200 mil. No meio do caminho o dinheiro acabou. “Tivemos que vender o carro e fazer alguns empréstimos consignados”, lembra ela. “Agora só falta poucos detalhes de decoração, como iluminação e ajuste do paisagismo”. A praia, agora, transformou-se no ponto de encontro da família, com os filhos e netos de Maria Helena se juntando para tomar um sol nas areais sul-mato-grossenses. “Daqui a pouco é meu aniversário de 77 anos e eu já estou planejando uma super festa, com o tema Havaí”, revela.

01 Set 2021 - 14:00h

A sinalização está sendo melhorada no entroncamento da BA-262 com a BR-030 em Brumado. No local, estão sendo construídas lombadas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Beto Bonelly (PSB) comemorou o atendimento de suas indicações para melhoria da sinalização na região. “Já estão sinalizando a região, além de colocar quebra-molas para conter a velocidade de carros e motos, ajudando a salvar vidas e evitando acidentes no local. Estou feliz porque os acidentes que acontecem no local serão inibidos”, frisou. Apesar disso, o parlamentar garantiu que continuará lutando em prol da instalação de uma rotatória no trecho (veja aqui). “As lombadas vão ajudar, mas o correto é fazer a rotatória. Nossa cobrança é essa”, defendeu.

01 Set 2021 - 12:00h

Na última segunda-feira, (30), a polícia militar da cidade de Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado, foi solicitada para atender a uma ocorrência de roubo na Fazenda Bravo. A vítima, identificada como Celino Santos, foi encontrada ensanguentada e com vários ferimentos pelo corpo. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ele sofreu tortura física e psicológica e ainda foi ameaçado de morte por dois indivíduos que arrombaram a sua residência por volta da meia noite. Ambos permaneceram no local por toda a madrugada. Mesmo bastante assustada, a vítima conseguiu reconhecer um dos criminosos. Antes de fugir, eles levaram R$ 281,90 da casa. A guarnição realizou rondas pela cidade e localizou o suposto autor do crime e a ferramenta usada para a realização dos ferimentos, uma machadinha artesanal, ainda com manchas de sangue. Autor e vítima foram conduzidos para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, para adoção das medidas cabíveis.

01 Set 2021 - 11:30h

Equipes da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prenderam em flagrante um homem com 1.033 trouxas de maconha, oito balanças e embalagens para o armazenamento da droga, na terça-feira (31), no bairro de Campinhos, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Policiais da 78ª CIPM foram acionados após denúncias de que o homem estava com entorpecentes em um condomínio da cidade. O suspeito, que tem passagem pela polícia por tráfico de drogas este mesmo ano, foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública do município, onde permanece custodiado para prestar esclarecimentos à Justiça. O capitão Fábio Chicourel, subcomandante da 78ª CIPM, conta como foi a ação e como está sendo o comante ao tráfico de drogas na cidade. “O combate ao tráfico aqui em Vitória da Conquista tem sido um destaque da nossa unidade. As ações têm obtido sucesso absoluto. Fomos acionados para condomínio ‘Minha Casa, Minha Vida’ e avistamos o suspeito em um vão entre um prédio e outro, com o material, e conseguimos tirá-lo de circulação”, concluiu.

01 Set 2021 - 11:00h

Conforme divulgado em primeira mão pelo site Achei Sudoeste (veja aqui, aqui e aqui), a presidência da república confirmou nesta quarta-feira (01) a vinda de Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) ao município de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, para autorizar a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) na Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Bolsonaro estará em solo tanhaçuense às 09h15 nesta sexta-feira (03). Além de Bolsonaro, o ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas também estará no ato de Assinatura do Contrato de Concessão da Fiol para a Bahia Mineração.

01 Set 2021 - 10:30h

Um homem foi preso em flagrante no distrito de Florestal, em Jequié, região sudoeste da Bahia, suspeito de matar a companheira, na segunda-feira (30). O corpo da vítima foi encontrado com diversos ferimentos por queimadura. As informações são do G1. Segundo a polícia, o crime teria ocorrido no imóvel onde o casal morava. De acordo com informações da polícia local, Eliane Santana dos Santos foi localizada sem roupas e tinha um dos olhos machucado, o que indica que pode ter havido também agressão física antes de ocorrer o homicídio. Parte da roupa da mulher estava em um cômodo e partes da pele da vítima foram encontradas em três ambientes do imóvel. Ainda segundo a polícia, há o indicativo de que ela tenha sido atingida pelo fogo em um cômodo e arrastada para outro lugar. Os agentes perceberam também que o corpo foi lavado e higienizado antes de ser encontrado. Equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) informaram que, segundo familiares da vítima, havia um histórico de brigas entre o casal, e que o suspeito já havia ameaçado atear fogo em Eliane. O homem foi encontrado dentro do imóvel onde ocorreu o crime. Aos policiais, ele disse que consumiu bebida alcoólica com a vítima, no dia do caso, e que ele foi dormir primeiro. Ele acrescentou que, no dia seguinte, acordou ao lado do corpo. Conforme a polícia, as explicações do suspeito não eram coerentes com a situação encontrada, nem com o depoimento de familiares. Por isso, o homem foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio. Materiais foram apreendidos para exame pericial e de DNA, e o corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Jequié.

01 Set 2021 - 10:00h

Diante do período de intensa seca, os moradores da zona rural têm sofrido com a escassez de água, sendo necessário o abastecimento através da “Operação Pipa”, do Governo Federal. Para fiscalizar a distribuição da água, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) enviou um requerimento ao secretário municipal de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente, Márcio Aguiar, solicitando a relação de todos os nomes das pessoas beneficiadas com a operação. “É uma medida importante para podermos fiscalizar a distribuição e, inclusive, um pedido feito por moradores de algumas comunidades rurais. O problema é muito grave. É triste, porque muitos moradores estão se queixando do alto valor pagos em um carro-pipa, fazendo, por vezes, "vaquinhas" para arrecadarem o valor necessário”, justificou. O parlamentar ainda relatou que, devido às péssimas condições de trafegabilidade nas estradas vicinais, os carros-pipa transitam com a capacidade de água reduzida. “É necessário observarmos se todas as pessoas que se encontram na lista de beneficiários estão sendo favorecidos, pois há muitas reclamações nesse sentido e precisamos tomar as providências cabíveis. Não podemos desamparar o homem e a mulher do campo, eles têm grande importância para nosso município”, reiterou.

01 Set 2021 - 09:30h

A filha de Maísa Pereira Caíres, morta a tiros em uma fazenda no povoado de Santo Amaro, que fica zona rural de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, recebeu alta médica. A criança, que tem 7 anos, foi atingida por três disparos (veja aqui). De acordo com a polícia, a menina foi ouvida pela polícia após deixar o Hospital Susy Zanfretta e está com familiares. O crime ocorreu na noite de sábado (27). Segundo o G1, ninguém foi preso até o momento. A polícia informou que a pessoa que invadiu a fazenda onde Maísa Caíres, de 27 anos, morava junto com a filha, usava um capuz, que dificulta a identificação do suspeito. Ele teve acesso ao imóvel após pular uma cerca no local. De acordo com informações do Comando de Policiamento Regional Sudoeste (Cprso), a jovem chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Susy Zanfretta, mas não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado na Delegacia Territorial (DT) de Barra da Estiva, onde familiares de Maísa Caíres estão sendo ouvidos. Até o momento, não há detalhes sobre autoria e motivação do crime.

01 Set 2021 - 09:00h

Na sessão desta terça-feira (31), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) consideraram irregular o repasse de recursos pela Prefeitura de Rio de Contas, da responsabilidade do ex-prefeito Márcio de Oliveira Farias (PSD), ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio de Contas, então administrado por Manoel Antônio dos Reis. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o convênio foi firmado no exercício de 2014. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, relator do parecer, imputou multa de R$ 1,5 mil ao ex-prefeito e de R$ 1 mil ao gestor do sindicato. O Convênio nº 001/2014, fixado em R$ 81.000,00, tinha por objeto “a prestação de serviços básicos odontológicos a toda a população rural do município de Rio de Contas”. A relatoria identificou a ausência de parte da documentação obrigatória, sobretudo a lei específica autorizando a destinação de recursos públicos municipais para a entidade, e o Plano de Trabalho do Termo de Convênio n°001/2014. Cabe recurso da decisão.

01 Set 2021 - 08:30h

O governo anunciou nesta terça-feira que o maior patamar da bandeira tarifária será reajustada em 50% nesta quarta-feira (01). A taxa-extra nas contas de luz subirá de R$ 9,49 para R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O Ministério de Minas e Energia também anunciou um programa para incentivar a redução voluntária de consumo de eletricidade para os clientes residenciais e de pequenos comércios (que são atendidos por distribuidoras de energia). A bandeira passará a se chamar bandeira tarifária “Escassez Hídrica” e provocará aumento de 6,78% na tarifa média dos consumidores de energia. Os cidadãos de baixa renda que aderem à tarifa social não serão afetados pelas novas regras da bandeira, sendo mantido o valor atual. A medida valerá de 1º de setembro a 30 de abril de 2022. De acordo com o jornal o Globo, pelo programa, ganhará um desconto nas contas de luz quem diminuir o consumo em pelo menos 10%. O bônus na tarifa deve valer até uma redução de 20% — acima disso não haveria benefícios. As medidas fazem parte das ações do governo por conta da crise hídrica, a pior em 91 anos, que ameaça o fornecimento de energia elétrica. Por ser de adesão voluntária, o governo não considera a medida uma forma de racionamento de energia (que pressupõe obrigatoriedade). O objetivo é que o programa comece a valer em setembro e se estenda até abril. Haverá um bônus de 0,50 a cada kilowatt-hora (kWh) do volume de energia acima da meta de 10%.  O desconto será pago para quem economizar acima da faixa de 10%. Portanto, abaixo disso, não haveria um desconto — apenas a redução normal pela queda de consumo.

01 Set 2021 - 08:00h

Um buraco na Rua Joana Angélica fez uma vítima na tarde desta terça-feira (31), em Brumado. No local, o motorista Eliomar Correia acabou sofrendo um acidente com a sua caminhonete. Ao site Achei Sudoeste, ele disse que o buraco não está sinalizado e, em um momento de distração, caiu com o veículo no local. Os prejuízos materiais chegam a, pelo menos, R$ 1 mil. “Gostaria de saber quem vai pagar essa conta: Embasa ou prefeitura? Quero saber a quem vou recorrer? Infelizmente, um vai jogar pra cima do outro e não vai dar em nada”, lamentou.

01 Set 2021 - 07:00h

A articulação política do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), continua trabalhando firme para não deixar sucumbir os projetos de lei da taxa do lixo e do código de obras e urbanismo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os vereadores têm criado resistência para a aprovação das propostas, o que fez a linha de frente política do governo municipal criar a “cota de empregos” para atender as demandas da base aliada. Fontes governistas revelaram que costuras políticas estão em andamento para que os parlamentares de situação, com o voto de minerva da presidente Verimar Meira (PT), aprovem as propostas muito almejadas por Vasconcelos. Nos últimos dias, várias exonerações estão acontecendo para proporcionar vagas aos vereadores situacionistas. Até no legislativo ocorrem demissões para indicações no cargo executivo e abertura de novos postos de trabalho para os vereadores no âmbito da estrutura legislativa. A articulação política do governo busca satisfazer a base para ter a certeza da aprovação das propostas impopulares. Com o código de obras e urbanismo para burocratizar a vida da população brumadense, Eduardo quer o poder para que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionárias (Embasa e Coelba), em qualquer imóvel, deva ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria de Infraestrutura - após o parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação.

01 Set 2021 - 00:00h

O prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), mandou interditar o Cemitério Senhor do Bonfim, impedindo, inclusive, a visitação pública. O brumadense José Maria Viana Machado, conhecido como Zé Maria da Divulgadora, possui vários entes queridos enterrados no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele fez um apelo ao prefeito já que ainda há muitas famílias que têm galerias no cemitério e desejam ser sepultados junto aos seus. “É a tradição. Por exemplo, quando a esposa morre deseja ser sepultada junto com o marido”, afirmou. Ao invés de derrubar o cemitério, Zé Maria intercede para que o mesmo seja preservado diante de uma revitalização. “Tem também a tradição de se levar flores e velas aos mortos”, defendeu. Construído na década de 1940, o Cemitério Senhor do Bonfim abriga ossadas dos lendários coronéis da cidade de Brumado, a exemplo do Zeca Leite, que dá nome à praça da prefeitura, bem como de antigos prefeitos. Zé Maria relatou que o seu avô, José Alvino Machado, conhecido como Cazuza, prefeito do município na década de 1920, está enterrado no local. Ele espera que as memórias do Senhor do Bonfim sejam preservadas.