Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2018
fechar

Dom Basílio: Homem é encontrado sem vida em residência na zona rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (08), um homem identificado como Edivaldo Vieira de Almeida foi encontrado sem vida em sua residência localizada no Povoado de Salitre, zona rural de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo relato de vizinhos, o homem morava só e foi visto pela última vez na quinta-feira (06), quando retornou da cidade de Brumado. Desde então, os amigos e vizinhos perceberam que não havia movimentação na residência. Peritos do Departamento de Polícia Técnica não compareceram ao local, sendo determinado pelo delegado que a responsabilidade pelo corpo fosse passada para o agente funerário e a família. Não há informações sobre a causa da morte.

Clínica Mais Vida comemora cinco anos - uma referência na área da saúde

A Clínica Mais Vida completa cinco anos com uma imensa alegria e satisfação por poder oferecer uma prestação de serviços na área da saúde com extrema qualidade, profissionais especializados, equipe de trabalho competente, espaços amplos que oferecem comodidade aos pacientes, sempre com o compromisso de proporcionar bem-estar. O caminho, com certeza, apresentou obstáculos, e continuará apresentando, mas são vistos como uma forma de crescimento e aprendizado, molas propulsoras para um futuro ainda mais promissor. Atualmente a Clínica Mais Vida ocupa o lugar de destaque em Brumado e região e todo esse reconhecimento só foi possível por contar com a colaboração de todos que percorrem o caminho junto e acreditam que sempre se pode buscar mais e oferecer o que se tem de melhor. Agradecemos a todos os nossos colaboradores, amigos, pacientes, que acreditam no nosso trabalho, pois nada disso seria possível sem todos vocês! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Brumado: Jovem é morto com vários tiros no Bairro São Jorge Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite deste domingo (09), um homicídio foi registrado no Bairro São Jorge, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Jhon Maique Dias de Souza foi morto a tiros na localidade. Não há informações sobre autoria e motivação do crime. O jovem morreu ainda no local e os socorristas do Samu 192 apenas constataram o óbito. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) encaminharam o corpo ao Instituto Médico Legal de Brumado. A polícia está investigando o crime.

A4 Veículos inaugura novo espaço nesta quarta-feira (12) em Brumado

Tá chegando a hora! Nesta quarta-feira (12), a A4 veículos vai inaugurar as suas modernas instalações na cidade de Brumado. Tudo para melhor atender os clientes e amigos. A partir do dia 12 de dezembro, a A4 Veículos estará localizada na Avenida Centenário, saída para Caetité. Visite a loja e confira os melhores preços e condições de pagamento. A4 Veículos é certeza de bom negócio. Todas as marcas em um só lugar. Venha participar! Você também pode acessar www.a4veiculos.com.br e conhecer todas as novidades da concessionária. O telefone é (77) 3441-4555.

Futebol solidário bate recorde de público e arrecadação com estrelas do futebol brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A manhã de domingo (09) reuniu várias estrelas do futebol brumadense com o projeto Futebol Solidário no Campo Society da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento, promovido pelo Programa Mundo Esportivo, da Rádio Alternativa, e vários desportistas locais, foi realizado pelo segundo ano consecutivo, com recorde de arrecadação de alimentos e a presença de um público maior que o previsto pela comissão organizadora. Nomes como Norberto, lateral do América de Minas Gerais, Arthur, que atua nos Estados Unidos, Júnior Brumado, atacante do Bahia, Mamau do futsal, que joga no Rio Grande do Sul, a jovem promessa Bruninho, jacuipense, e Vanderlan do Palmeiras, com vários títulos a nível nacional pelo clube paulista, marcaram presença na festa solidaria do futebol brumadense. A partida terminou empatada em 3x3 no tempo normal, mas, como havia um troféu simbólico de premiação, o time comandado por Júnior Brumado venceu na cobrança de penalidades. “Sempre bom poder retornar a Brumado, ainda mais agora com esse objetivo nobre, que é a nossa parcela de colaboração social com algumas famílias carentes da nossa cidade. Todos estão de parabéns pela iniciativa e já espero poder retornar aqui no próximo anos para ajudar a manter de pé essa festa do futebol para nossa comunidade”, disse o atleta do Bahia ao site Achei Sudoeste. 

Futebol solidário bate recorde de público e arrecadação com estrelas do futebol brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Este foi endossado pelo lateral do América mineiro. “Futebol é nossa paixão e, quando reunimos o que gostamos em prol de promover o bem a outras pessoas, aí nos sentimos ainda mais contentes e realizados. Não é muito, mas espero que cada família que receber uma dessas cestas aqui arrecadadas possa ter um pouco de alegria e receba nosso abraço solidário”, disse o lateral. Membro da comissão organizadora, o radialista André Luiz, que comanda o Mundo Esportivo, também falou da satisfação diante da realização do evento. “Tem sido muito prazeroso para nós realizarmos essa festa solidária do esporte em nossa cidade, reunindo tantos nomes de peso que vêm se destacando a nível nacional e mundial. Também ficamos muito felizes com o público que compareceu superando nossas expectativas e mostrando o gigante coração solidário da nossa comunidade. Assim termos mais para dar a quem tem menos. Só temos que agradecer pela colaboração de todos, pois juntos somos mais fortes”, pontuou. Entre os presentes, estava o empresário Tiago Pinto, da Loca Fácil, um dos grandes incentivadores do esporte.

Aplicativo detecta anemia com fotografia das unhas de paciente Foto: Reprodução/ISmaltes e cia

Cientistas desenvolveram um aplicativo para smartphones que consegue, apenas com uma fotografia das unhas, detectar os níveis de hemoglobina no sangue de uma pessoa. Com isso, é possível diagnosticar anemias sem a necessidade de exames de sangue. A ideia do aplicativo surgiu por causa de problemas de saúde de um dos pesquisadores envolvidos. Rob Mannino sofre com beta-talassemia, doença que pode levar a quadros anêmicos. “O tratamento para a minha doença requer transfusões mensais de sangue”, diz Mannino. “Os médicos fariam mais testes dos meus níveis de hemoglobina se pudessem, mas é complicado ir ao hospital, entre as transfusões, para um exame de sangue. Ao invés disso, meus médicos estimam quando eu vou precisar da transfusão”. “Com as fotos tiradas antes e depois das transfusões, conforme os níveis de hemoglobina estavam mudando, ele conseguiu refinar constantemente a tecnologia”, diz Wilbur Lam, da Universidade Emory, nos EUA. “Ele foi seu próprio e perfeito objeto inicial de estudos”. Com precisão semelhante à de métodos tradicionais, o aplicativo -que deve ser liberado comercialmente em 2019- não deverá ser usado para diagnóstico inicial, dizem os pesquisadores, mas apenas para acompanhamento dos pacientes. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Rodada de debates de uso hídrico da bacia do Rio das Contas foi debatido em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (07), foi realizada uma consulta pública para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas na cidade de Brumado. Promovido pelo Governo do Estado, através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o evento aconteceu no auditório do serviço municipal de atendimento ao cidadão com a presença de várias autoridades regionais e do Inema. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o geólogo e especialista em recursos hídricos do Inema, Antônio Menezes, disse que a consulta pública é uma etapa necessária exigida por lei para aproximar a comunidade do referido plano. Nessa primeira roda, a consulta pública está sendo realizada em cinco cidades. Nelas, segundo Menezes, são apresentados o diagnóstico e o prognóstico para produção do documento. “Como está se levantando agora, tem pontos que são mais críticos e requer uma maior atenção. No final desse plano, vamos ter os norteadores para ganhar, cada vez mais, um enriquecimento para a vida da sociedade enquanto dependente dos recursos hídricos. O objetivo principal do plano é ter um diagnóstico próximo da realidade para direcionar as políticas públicas e melhorar a vida nas comunidades”, destacou.

Acidentes de trânsito causam 1 milhão de mortes por ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os acidentes de trânsito são responsáveis pela morte de mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo, alerta relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado na sexta-feira (07). Segundo a entidade, as lesões causadas pelo trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens com idade entre 5 e 29 anos. O documento ainda ressaltou que o número de mortes tem aumentado de modo constante: em 2009, por exemplo, haviam sido registrados 1,2 milhão de óbitos; em 2018, subiu para 1,35 milhão. Mais da metade de todas as mortes no trânsito estão entre os usuários vulneráveis ??de via pública (pedestres, ciclistas e motociclistas). Globalmente, 29% das vítimas são ocupantes de carros, 28% são usuários de veículos motorizados (duas ou três rodas), 26% são pedestres e ciclistas, e os 17% restantes são usuários de estradas não identificados.  Para especialistas, estas mortes estão relacionadas à redução dos esforços dos governos nacionais na busca por soluções para reverter o problema. Apesar disso, desde a última edição do relatório da OMS – divulgado em 2015 – três regiões do mundo mostraram queda nas taxas de mortalidade nas estradas: América, Europa e o Pacífico Oeste, região que registrou a redução mais expressiva. Os analistas atribuem os resultados positivos em grande parte a legislações mais severas relacionadas aos principais riscos no trânsito, como velocidade, consumo de álcool, direção perigosa e ausência de cintos de segurança, capacetes de motociclistas ou cadeirinhas para crianças.

Brumado: Polícia prende dupla suspeita de tentar matar jovem com cinco tiros na Urbis II Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois homens foram presos por equipes da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, em Brumado. Cumprindo mandados de prisão expedidos pelo juiz da Vara Criminal, os policiais prenderam Ítalo Santos Meira, 25 anos, e Fábio Santos Novais, 36 anos. Ambos são suspeitos de tentarem matar o jovem Danilo da Silva Santos, de 21 anos, atingido com cinco tiros no dia 08 de novembro. O crime aconteceu no Bairro Urbis II, quando a vítima foi abordada por dois homens em uma moto. Os indivíduos permanecerão custodiados na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado até posterior deliberação.

Câmara prevê votar projetos que podem causar rombo de 47 bilhões Foto: Layzer Tomaz/Agência Câmara

A Câmara dos Deputados deve praticamente encerrar as votações da atual legislatura na semana que vem, com a realização de quatro sessões consecutivas recheadas de “pautas-bomba”, que podem deixar uma fatura salgada para o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O rombo para os próximos anos pode passar de 47 bilhões de reais se os projetos forem aprovados. De acordo com a Veja, uma força-tarefa de contenção de danos é montada pelos negociadores do governo e da transição, mas a avaliação é que não será uma missão fácil – até porque está em curso uma disputa pela presidência da Câmara que acaba contaminando as votações. O porta-voz dessa espécie de barreira às pautas-bomba é o deputado Delegado Waldir (PSL-GO), do partido do presidente eleito. Ele chegou a receber orientações das equipes dos governos atual e futuro de como proceder para conseguir barrar os projetos. “Eu me sinto preocupado com a futura administração do nosso presidente e ficamos um pouco assustados porque, na hora em que se está fechando o governo, há projetos cheios de jabutis (no jargão legislativo, dispositivos que não têm relação com a matéria principal do projeto) e de medidas para ferrar o cidadão. Tudo isso depois cai no colo do cidadão”, disse Waldir, sobre seu novo papel na Câmara.

Câmara reprova projeto de substituição de nomes de logradouros públicos em homenagem a vivos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de nº 031/2018, de autoria do poder executivo, sob recomendação do Ministério Público Estadual, que prevê a substituição dos nomes de logradouros públicos em homenagem a personalidades ainda em vida, foi reprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (07). O parlamento ponderou que, embora se trate de uma recomendação baseada em lei, o projeto geraria muitos transtornos à comunidade, uma vez que as pessoas já estão familiarizadas com as identificações de vários prédios escolares, ruas e bairros que recebem os nomes de personalidades. Tal como o ex-prefeito e médico Dr. Juracy Pires Gomes, que identifica um dos bairros mais populosos da cidade, o pedreiro aposentado Mestre Eufrásio, nome de uma das maiores vias do município, e o ex-prefeito Agamenon Santana, que foi homenageado com o nome de uma das maiores unidades de ensino local, o Centro Educacional Agamenon Santana – (Cmeas). “Penso que a verdadeira homenagem se dá em vida e não quando a pessoa morre”, disse a vereadora Ilka Abreu (PR), em seu voto de reprovação ao projeto.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Investigação culmina com a prisão de suspeitos de homicídio Foto: Divulgação/PC

Equipes da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), com o apoio da Polícia Militar, deflagraram uma operação para cumprimento de vários mandados de busca e apreensão, bem como de prisão temporária. Os mandados fazem parte do Inquérito Policial que apura o assassinato de Terezinha Meira Lima, de 50 anos, ocorrido no dia 17 de setembro, no Bairro Mercado, em Brumado. Os indivíduos permanecerão custodiados na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado até posterior deliberação judicial.

Mulheres relatam abusos sexuais do médium João de Deus Foto: Divulgação

Quatro mulheres entrevistadas pelo programa Conversa com Bial, da TV Globo, relataram terem sido abusadas sexualmente pelo médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, que há mais de 40 anos faz atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, na cidade de Abadiânia (GO). Os casos de abuso teriam ocorrido entre 2013 e 2017. O programa, que foi ao ar na noite desta sexta-feira 7, diz ter colhido depoimentos de dez mulheres com relatos similares. Por meio de nota, uma assessora do médium afirma que ele “rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos”. Segundo os depoimentos das mulheres ao jornalista Pedro Bial, os abusos cometidos por João de Deus seguiam um padrão. Ele primeiro as atendia em público, incorporando uma “entidade”, que pedia para que encontrassem o médium em seguida, sozinhas, em seu escritório. Os abusos sexuais ocorriam, de acordo com os relatos, dentro da sala dele. Algumas dizem ter sido levadas a um banheiro dentro do cômodo. Elas afirmam que João de Deus lhes pedia sigilo sobre as supostas “práticas espirituais”. A única das quatro mulheres a se identificar foi a coreógrafa holandesa Zahira Lienike Mous, que procurou João de Deus em 2014 para, em suas palavras, “curar” uma experiência de abuso sexual pela qual passou. Ela costumava visitar o Brasil desde os 17 anos, por ter um tio que vivia em Minas Gerais. Antes de falar ao programa da TV Globo, ela havia revelado os abusos em uma publicação no Facebook.

Brumado é destaque em Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (06), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) promoveram em Salvador o II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Bahia e otimizar os recursos públicos aplicados pelos municípios e pelo Estado. Um dos melhores colocados no IPEM - Índice de Performance da Educação dos Municípios, Brumado foi um dos convidados a apresentar durante o seminário o trabalho de sucesso que vem sendo realizado na educação na cidade. O processo de transformação foi iniciado em 2005 com a extinção das 86 salas de aula que funcionavam como multisseriadas. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) iniciou o projeto de implantação do Ensino em Tempo Integral no ano de 2009, representando um marco histórico para a educação no município. Hoje, das 30 escolas municipais, 20 funcionam em tempo integral e, no ano de 2019, todas passarão a operar no modelo. Durante a apresentação, feita pelo próprio prefeito e pela secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, foi exibido um documentário mostrando a grande estrutura e os ótimos resultados dos índices avaliados.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Dupla é presa após roubar dinheiro de vítima nas proximidades do Hospital Municipal em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na sexta-feira (07), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional diligenciou para averiguar um roubo ocorrido nas proximidades do Hospital Municipal, onde dois jovens subtraíram certa quantia em dinheiro da vítima. Segundo o solicitante, os meliantes estavam em uma motocicleta de cor roxa e utilizavam capacetes de cor preta e rosa. Com base nas informações, foram encontrados dois adolescentes suspeitos em uma motocicleta com as mesmas características informadas. Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados R$ 58 e 01 “trouxinha” de substância semelhante à maconha. Os suspeitos e material apreendido foram conduzidos à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior.

Brumado: Sindicato que representa a Embasa entrará na justiça contra projeto de privatização da prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (07), a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei nº 029/2018, que autoriza a prefeitura a abrir processo licitatório para as empresas interessadas em concorrer à operação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Danilo Assunção, alertou os vereadores e à população com relação aos prejuízos diante da aprovação da privatização da água. Assunção destacou que não se trata da criação de uma agência fiscalizadora dos serviços da Embasa, tal qual foi dito pelos parlamentares durante a sessão, mas sim da licitação dos processos do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

Brumado: Sindicato que representa a Embasa entrará na justiça contra projeto de privatização da prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Pode ser criada uma agência municipal, que a legislação permite, ou pode ser mantida a agência estadual. É um prejuízo muito grande para a população porque em todos os exemplos de privatização da água que existem, não só no país como no mundo, quem mais sofre com esse processo é a população. Isso porque, logo de imediato, há uma recomposição tarifária, ou seja, a tarifa é reajustada em torno de 50, 100, 200%”, frisou. Segundo Assunção, em Brumado, há uma particularidade, visto que a cidade fornece água para Malhada de Pedras através de um sistema de distribuição de água compartilhado e isso impediria que o município definisse sobre o assunto. “Também teria que haver a concordância desses outros municípios. Não havendo isso o projeto se torna inócuo, não tem nenhuma prevalência jurídica”, avaliou. Por conta disso, o sindicalista informou que o Sindae entrará na justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o projeto, assim como fez em outras cidades e ganhou. “É um tiro no pé que a Câmara de Vereadores deu”, finalizou.

Brumado: Em votação confusa, Câmara aprova projeto de privatização dos serviços de água e esgoto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por 11 votos favoráveis e apenas 01 contrário, do vereador José Ribeiro Neves (PT), a base aliada do prefeito na Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei nº 029/2018, que visa abrir processo licitatório para empresas que desejem concorrer à operação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário em Brumado. Houve debates acirrados entre o líder solitário da oposição e a bancada aliada do prefeito, que, em uma justificativa confusa, disse estar aprovando um projeto de criação de um órgão fiscalizador da Embasa, quando, na verdade, o projeto prevê a privatização dos serviços. Tão confusa foi a justificativa dos parlamentares da base governista que os próprios disseram que iriam torcer pela permanência da Embasa na cidade. Durante a sessão, representantes sindicais e funcionários da estação de tratamento solicitaram à mesa diretora a franquia da palavra para falar sobre o assunto, porém, seguindo o regimento interno, o pedido foi indeferido pelo presidente Leonardo Vasconcelos (PDT). Este esclareceu que a solicitação não foi encaminhada dentro do prazo limite e, dessa forma, não ser cedido o espaço para o pronunciamento. Pela urgência solicitada pelo poder executivo, tão logo se encerrou a sessão, o presidente da casa legislativa já deu abertura a uma sessão extraordinária, em que foi realizada a segunda votação e confirmação da aprovação do projeto.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Dono é multado em R$ 3 mil por cão infestado de carrapatos Foto: J. Serafim/Divulgação

A Polícia Civil de Lins (SP) resgatou na sexta-feira (7) um cão vítima de maus-tratos e indiciou seu dono, um autônomo de 33 anos, que também foi multado em R$ 3 mil. O cachorro, da raça pit bull, estava infestado de carrapatos em um estado classificado por veterinários como “deplorável”. O delegado João Pandolfi, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Lins, explicou que o caso teve início porque o próprio dono do animal procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência por ameaça e difamação. O motivo das ameaças seria uma postagem que viralizou nas redes sociais denunciado a situação do animal. 

Dono é multado em R$ 3 mil por cão infestado de carrapatos Foto: Espaço Vet/Divulgação

O delegado decidiu ver o cão e, diante do que encontrou, o autuou por maus-tratos e abuso contra animais. O crime de maus-tratos prevê pena de detenção de três meses a um ano, mas o homem vai responder ao processo em liberdade. A postagem que denunciou o caso já foi retirada do ar. Segundo relato dos médicos veterinários que receberam o animal, ele praticamente já não andava e chegou à clínica muito debilitado e anêmico. Além disso, tinha uma severa infestação de carrapatos. De acordo com os profissionais, a clínica precisou passar por processo de higienização porque carrapatos que estavam no corpo e principalmente nas orelhas do cão caíam no chão em grande quantidade quando o animal se mexia.

Crise Financeira na Prefeitura de Caetité: Prefeito exonera 150 cargos em comissão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Caetité, Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB), exonerou cerca de 150 servidores de cargos em comissão. As portarias foram publicadas no Diário Oficial do Município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, município atravessa uma profunda crise política e administrativa. Com isso o gestor municipal foi obrigado a realizar demissão em massa, na tentativa de ainda fechar as contas do exercício financeiro de 2018. 

Crise Financeira na Prefeitura de Caetité: Prefeito exonera 150 cargos em comissão Foto: Reprodução/Zumpe

Além dos 150 cargos, todos diretores e vice-diretores, e secretários de escolas e creches foram exonerados. A situação é tão grave na cidade com o caos administrativo, que o gestor teve que reduzir o horário de atendimento das repartições públicas. A partir da próxima segunda-feira (10) até o próximo dia 28 de dezembro, não haverá atendimento ao público na prefeitura municipal.

Brumado: Polícia apreende menores desaparecidos com drogas no terminal rodoviário Foto: Divulgação/PM

A polícia militar apreendeu dois jovens que estavam desaparecidos na cidade de Riacho de Santana com drogas no terminal rodoviário de Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, ao realizar patrulhamento ostensivo no local, avistou dois jovens com características semelhantes a de dois adolescentes que estavam sendo procurados por terem fugido de casa. Ao proceder com a abordagem, os jovens foram identificados. Em busca na bagagem dos adolescentes foi encontrado uma sacola contendo duzentos e oitenta pinos contendo substância semelhante a cocaína, uma sacola contendo uma certa quantidade de substância semelhante a cocaína, R$ 217,00, além de roupas e objetos pessoais dos jovens. Os adolescentes juntamente com o material apreendido foram conduzidos até a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

'Operação Tera': Policia cumpre três mandados de prisão em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A polícia civil de Brumado e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste) deflagraram a “Operação Tera” e cumpriram três mandados de prisão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Fábio Santos Novais, vulgo “Juninho de Dunga”, Caíque Ítalo Santos Meira e João Marcos Cezili Santos foram preses neste sábado (08). De acordo com a polícia, a ação atendeu a ordem da Vara Crime de Brumado, através do juiz Genivaldo Alves Guimarães. Ambos estão à disposição da justiça e seguem custodiados na Delegacia de Brumado.

Arquivo