Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
13/Ago/2013 - 10h14

Câncer de Mama: Secretaria de Saúde oferece mamografia gratuitamente

Câncer de Mama: Secretaria de Saúde oferece mamografia gratuitamente Se você está dentro do grupo de risco e deseja fazer uma mamografia, procure a central de marcação e agende seu exame. (Foto: Reprodução).

De acordo com o Instituto do Câncer (Inca), o câncer de mama é a forma mais comum de câncer nas mulheres e está em primeiro lugar em incidência no nordeste, sendo 22,84% do total de casos da doença – dados de 1996. Infelizmente, essa é a causa mais comum de morte entre as mulheres e o motivo disso é que muitas vezes elas só procuram o médico quando o estágio do câncer já está avançado. É fato que quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura, entretanto é preciso conscientizar as mulheres de quanto a isso – e também aos homens, já que a doença também pode ocorrer neles (1% dos casos). A melhor forma de descobrir se existe alguma alteração na mama é realizar mensalmente o autoexame, analisando suas próprias mamas. E se a mulher estiver dentro do grupo de risco – acima de 40 anos, parentes que tenham tido a doença, nunca amamentou, não tiveram filhos ou tiveram depois dos 30 anos e primeira menstruação precoce, o mais indicado é fazer um exame mamográfico. A mamografia é capaz de mostrar nódulos na mama não percebidos pelo autoexame. Pela importância de um exame como esse para saúde da mulher é que a secretaria de Saúde de Brumado oferece a mamografia gratuitamente. Se você está dentro do grupo de risco e deseja fazer uma mamografia, procure a central de marcação e agende seu exame.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo