Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
29/Set/2017 - 16h00

Rio São Francisco chega ao mais baixo volume de água em 513 anos de história

Rio São Francisco chega ao mais baixo volume de água em 513 anos de história Foto: Notícias da Lapa

O Rio São Francisco, o Velho Chico, chegou ao ano de 2017 com o mais baixo volume em 513 anos de história. O manancial enfrenta uma espécie de sentença de morte. Estudo inédito realizado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos e pela Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) revela que o leito do rio recebe por ano 23 milhões de toneladas de sedimentos, da nascente na Serra da Canastra, em Minas, à foz no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe. Para fazer frente a essa realidade, o estudo propõe medidas controversas, que incluem a transposição de águas de outras bacias. O diagnóstico aponta ainda que o soterramento do rio tem como uma das principais causas a ação humana, especialmente o desmatamento. De acordo com o Notícias da Lapa, os impactos causados pelo crescimento dos grandes empreendimentos do agronegócio na região também têm influenciado no volume de chuva, atingindo diretamente o lençol freático e diminuindo a vazão de forma drástica dos rios Corrente, Grande, Carinhanha, que são as veias principais do São Francisco na Bacia. Sem chuvas e com perspectivas nada animadoras, a revitalização do Rio São Francisco aparece como única saída para dar segurança hídrica à região.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Hermírio Públio de Brito Viana
SIMPLES ASSIM; O homem é o lobo do homem é uma frase tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem. Bíblia Sagrada, 2 Timóteo 3: 1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo