Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/Abr/2021 - 08h00

Secretaria da Saúde da Bahia detecta variantes da Covid-19 de Manaus e do Reino Unido em Brumado

Secretaria da Saúde da Bahia detecta variantes da Covid-19 de Manaus e do Reino Unido em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria da saúde da Bahia (Sesab) divulgou nesta quinta-feira (01), a detecção da circulação SARS-CoV-2 P.1, da linhagem B.1.1.28 (“variante de Manaus”) e SARS-CoV-2 B.1, da linhagem B.1.1.7 (“variante do Reino Unido) em amostras de pacientes do município de Brumado. De acordo com a Sesab, os resultados foram obtidos após a instalação de três novos termocicladores, que são equipamentos utilizados para detectar o Sars-CoV-2 (Covid-19) utilizando a técnica de biologia molecular do tipo RT-PCR, no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que dobrou a velocidade de análise. Atualmente, a unidade já realizou mais de 950 mil exames do tipo RT-PCR desde o início da pandemia e deve chegar a 1 milhão nos próximos 15 dias. De acordo com o Lacen, a Bahia já sequenciou 176 amostras. “As variantes de maior atenção estão relacionadas as cepas do Reino Unido (B.1.1.7) e de Manaus (P1), que são consideradas mais contagiosas. Além de Brumado, juntas, elas foram detectadas nos municípios de Amargosa, Anguera, Cipó, Cruz das Almas, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Irecê, João Dourado, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mutuípe, Salvador, Santa Luz, São Sebastião do Passé e Serra Preta”, destaca Arabela Leal, diretora geral do Lacen-BA. Além das variantes de Manaus e do Reino Unido, já foram detectadas na Bahia cepas do Peru e Rio de Janeiro.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo