Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/Set/2021 - 00h00

Cemitério da década de 1920 conta a história dos primórdios de Brumado e reflete no presente

Cemitério da década de 1920 conta a história dos primórdios de Brumado e reflete no presente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em uma quadra localizada aos fundos da Igreja Matriz do Bom Jesus, o cemitério da década de 1920, mesmo desativado há mais de 80 anos, ainda conta a história dos primórdios da cidade de Brumado. Em entrevista ao Achei Sudoeste, José Maria Viana Machado, popular Zé Maria da Divulgadora, um dos precursores do rádio na cidade, relatou que herdou da família a casa que foi construída por seus pais, por volta da década de 1940, quando então foi desativado o antigo cemitério e inaugurado o Cemitério Senhor do Bonfim. Atualmente, o antigo cemitério está escondido em meio a residências, lojas e consultórios. Apontado entre as memórias vivas de Brumado, Seu Zé Maria disse que, na época, as duas primeiras obras no local foram a casa de sua família e a sede de uma cooperativa. 

Cemitério da década de 1920 conta a história dos primórdios de Brumado e reflete no presente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O lendário comunicador contou ainda que, quando da desativação do cemitério, os restos mortais de antigos coronéis e outras autoridades da época, bem como de seus familiares, foram retirados dos sepulcros e depositados em novos jazigos no novo cemitério, que mais tarde recebeu o nome de Senhor do Bonfim. O atual gestor decretou o fechamento do Senhor do Bonfim e Seu Zé Maria fez um apelo ao prefeito para que use seu poder de chefe do executivo para revitalizar o cemitério e guardar em seus antigos jazigos parte da história do povo de Brumado. “Sim, é um cemitério desordenado que não atende mais a realização de sepultamentos, porém ali estão as memórias e sentimentos de muitas famílias com seus entes queridos lá sepultados. O lugar é ponto de encontro de muitas famílias tradicionais no dia 02 de novembro. Faço coro pela sensibilidade do prefeito em dar manutenção ao Cemitério Senhor do Bonfim, onde se conta o passado recente do nosso povo”, pontuou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Michael Rodrigues de Souza
Não entendi. O prefeito quer desativar o cemitério velho e o morador quer que os sepultados voltem para o cemitério novo?

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo