Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/Jan/2022 - 11h00

Casarão histórico está abandonado e em ruínas em Livramento de Nossa Senhora

Casarão histórico está abandonado e em ruínas em Livramento de Nossa Senhora Foto: Yonélio Sayd

Um dos mais belos cartões postais da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a Casa dos Alcântara está em ruínas. Com as chuvas que caem na região, o casarão histórico está desabando. Os moradores criticam os próprios herdeiros pelo total abandono do patrimônio cultural. A falta de conservação e manutenção do imóvel tem gerado insegurança e repelido os turistas e visitantes da Praça Dom Hélio Paschoal, a Praça da Bandeira, onde também se localizam as sedes da Catedral, da prefeitura e da Câmara de Vereadores. Em 2021, os donos do casarão recusaram-se a negociar o imóvel com a prefeitura, que tinha interesse em torná-lo patrimônio histórico e futuro museu.

Casarão histórico está abandonado e em ruínas em Livramento de Nossa Senhora Foto: Yonélio Sayd

O Casarão dos Alcântara não recebe nenhuma proteção legal e, apesar da importância histórica, está caminhando para o desaparecimento. No prédio, durante anos, era montado um lindo presépio para visitação pública, uma vez que era permitida a presença de visitantes de toda a região. O presépio ficava instalado exatamente no cômodo da casa que, por ironia, desabou devido às chuvas. Com paredes em ruínas, tijolos quebrados e seu interior povoado por vegetações, o imóvel tornou-se ponto de encontro para usuários de drogas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo