
Nos dias 8 e 9 de outubro, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto recebeu o mutirão de cirurgias para o tratamento da catarata, que realizou 102 procedimentos e contemplou pacientes de Brumado e de municípios da região. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Brumado e o Governo do Estado da Bahia, representa a segunda etapa da Feira Saúde Mais Perto.
Além do acesso ao procedimento cirúrgico, a ação propõe mais qualidade de vida para pessoas que convivem com dificuldades para enxergar e enfrentam limitações nas atividades do dia a dia.
Moradora da Fazenda Lagoa da Jurema, na zona rural de Brumado, Felismina Dias chegou cedo ao hospital e comemorou a rapidez com que foi chamada para a cirurgia. “Dei entrada no pedido para fazer a cirurgia e com pouco tempo fui chamada. Eu fiquei surpresa, não esperava ser tão rápido!”, contou.
Costureira, Felismina relatou como a perda da visão vinha interferindo em sua rotina de trabalho e em sua vida. “Eu costuro, mas minhas vistas já não estavam dando nem para enfiar uma linha na agulha. A minha casa tem uma vista linda, mas saio do lado de fora e vejo tudo embaçado. E eu sempre dizia: tenho fé em Deus que eu ainda limpo meus olhos para poder ver essa maravilha”, comemorou.
De Guajeru, Clarice Cangussu também participou do mutirão e destacou a acolhida recebida desde a chegada ao hospital. “Estou muito satisfeita, me senti bem tratada desde o momento em que cheguei aqui. Essa cirurgia é uma bênção! Tenho dificuldade de enxergar desde muito nova e, agora, chegou a minha vez”, afirmou.