Achei Sudoeste
Publicado em: 09 Dez 2025 / 00:00
Autor: Redação

PM garante que grau será combatido na região de Brumado enquanto não for regularizado

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Brumado, está intensificando a fiscalização e combate à prática do “Grau” (manobras perigosas) nas cidades da região de abrangência.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o comandante do 24º BPM, Jocevã Oliveira, destacou que se trata de uma prática irregular que já causou vítimas fatais em alguns locais. “Da forma que o Grau acontece hoje é um transtorno, é um risco para a comunidade”, alertou.

Além disso, o comandante afirmou que os praticantes não têm, em muitos casos, CNH e motos apropriadas para realização de tal atividade, fazendo uso de veículos com licenciamento atrasado, dentre outras irregularidades. Como órgão fiscalizador, a Polícia Militar não pode, segundo salientou, permitir que esse tipo de crime de trânsito aconteça.

Enquanto a atividade não for regulamentada e não existir um local próprio para realização das manobras arriscadas, o comandante assegurou que a Polícia Militar fará o seu papel de coibir a prática e proteger a população, que fica vulnerável a esse tipo de atividade em vias públicas. “Precisamos ter muito cuidado. Não vamos permitir. Vamos continuar intensificando a fiscalização”, ponderou.

Oliveira concorda com o posicionamento do governador Jerônimo Rodrigues, que sugeriu a regularização do Grau como modalidade esportiva com o objetivo de que a atividade seja praticada em ambiente seguro, com todas as recomendações de segurança necessárias. “Corroboramos com o que o governador vem falando”, apontou.