
Guanambi registrou o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos tempos, com um volume acumulado de 380 milímetros, número que representa um aumento de 600% em relação à média histórica do período, que é de 60 mm. O volume expressivo foi impulsionado, principalmente, pela forte precipitação registrada na noite deste sábado (28) e na manhã deste domingo (1º).
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, somente entre na noite de sábado e a manhã deste domingo (1º), a média registrada na zona urbana foi de 128 mm, conforme dados coletados por quatro pluviômetros particulares instalados em diferentes bairros da cidade. A intensidade da chuva provocou alagamentos em pontos historicamente críticos, devido à topografia, como os bairros BNH, Alazão e Lagoinha.
Em várias regiões do município, equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) estão realizando inspeções para mapear os estragos causados pelo temporal e prestar suporte às famílias afetadas. Técnicos percorrem ruas e avenidas avaliando danos na pavimentação, sistemas de drenagem e residências atingidas.
Além dos impactos na zona urbana, a chuva trouxe reflexos significativos para a zona rural. Diversas barragens particulares foram abastecidas com o grande volume de água. A barragem do Poço do Magro está a pouco mais de 80 centímetros de atingir o nível de sangria, renovando as expectativas de agricultores e produtores locais após um longo período de estiagem. Jà a barragem de Ceraíma segue em nível crítico.
O acumulado de 380 mm consolida fevereiro de 2026 como um marco no histórico climático do município, reforçando o contraste entre a média esperada para o período e o volume efetivamente registrado. As autoridades seguem em alerta, monitorando áreas de risco e orientando a população quanto aos cuidados necessários diante da possibilidade de novas precipitações.