Achei Sudoeste
Publicado em: 17 Fev 2026 / Há 2 horas
Autor: Redação

Gerente do SAC esclarece logística de emissão da CIN em Guanambi

Foto: Divulgação/Saeb

A nova Carteira de Identidade Nacional - CIN é um documento confiável, seguro, disponível em formato físico ou digital e que possui número único nacional, o CPF.

Em Guanambi, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) realiza a emissão do documento por ordem de chegada, de 7h às 15h30. As senhas começam a ser distribuídas a partir de 6h.

Por dia, são distribuídas 120 senhas para emissão da CIN, sendo 90 normais e 30 preferenciais.

Apesar do sistema de atendimento, muitas pessoas têm se aglomerado no local para retirada da CIN. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Regina Maura, gerente do SAC na cidade, explicou que não há necessidade de tumulto, visto que o prazo para emissão do novo documento é extenso e o órgão tem feito esse atendimento de forma gradual. “Não há necessidade de dormir em fila”, enfatizou.

Maura esclareceu que o antigo RG só vai perder a sua validade a partir de 2032 e, portanto, não há motivo para pressa e aglomerações. “Na maioria dos casos, as pessoas podem esperar tranquilas”, completou.

Vários documentos adicionais (opcionais) podem ser incluídos na nova CIN: NIT/PIS/Pasep; CNH; Título de Eleitor; Tipo sanguíneo (com comprovação laboratorial); Carteira Profissional; Certificado de Reservista; Cartão do SUS; e laudo médico para pessoas com deficiência.

Válido ressaltar que a emissão da primeira via é gratuita.