
A barragem do Distrito de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, encontra-se em situação crítica de abastecimento.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Marco Antônio Fraga, que está à frente da Cooperativa dos Agricultores de Ceraíma, disse que a barragem está operando com apenas 30% de sua capacidade.
Ele relatou que as chuvas foram registradas no entorno do barramento, não sendo suficiente para juntar água no local. A barragem ainda não pegou água nenhuma. Vivemos em situação crítica. Estamos loucos, preocupados com a irrigação, afirmou.
Apesar do drama na comunidade, onde 40% da safra dos produtores já foi perdida, Fraga informou que a Embasa continua retirando água da barragem a todo vapor, quando poderia utilizar a Adutora do Algodão para tal finalidade.

No perímetro irrigado de Ceraíma, os agricultores reduziram drasticamente o acesso à água, o que tem impactado diretamente na produção. Do jeito que vai aí, vamos perder o resto da produção. É complicado, lamentou.
Fraga prevê um colapso no abastecimento caso a ocorrência de chuvas na cabeceira não seja em quantidade satisfatória para acumular água na barragem.
Ele acredita que, no máximo, em junho do próximo ano, o barramento chegará em seu volume morto. Estamos perdidos, concluiu.
Mais de 27 cidades vizinhas dependem da produção de Ceraíma.