Achei Sudoeste


Brumado: Estudantes são responsáveis por 90% dos trotes contra o Samu 192
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com relatório apresentado pela coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), a central regional com sede em Brumado, a qual agrega 21 municípios, recebeu 28.580 chamadas para atendimentos de socorro. O número é considerado como um marco positivo na oferta da prestação de serviços do órgão durante o ano de 2014. No entanto, o relatório aponta um dado negativo - dentro do mesmo período, os reguladores registraram 12.457 chamadas falsas ao 192. Ao site Brumado Notícias, a coordenação de regulação do Samu destacou que a maioria dos trotes é realizada no período de ano letivo e são praticados por estudantes nos horários de saída das escolas. Segundo o documento, 90% dos trotes são feitos por estudantes. Os demais trotes aparecem nos períodos de festas, como Natal, São João, Ano Novo e carnaval. 

Brumado: Estudantes são responsáveis por 90% dos trotes contra o Samu 192
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda segundo as informações colhidas pela nossa reportagem, em um único dia, a central de atendimentos registrou centenas de ligações falsas, as quais se originaram de um aparelho celular no interior de uma escola pública municipal. Um dos coordenadores explicou os efeitos negativos que os trotes causam. “Nosso serviço é voltado para a preservação da vida de todo tipo de vítima. Antes da ambulância sair da base, somos obrigados a fazer um procedimento de triagem para termos certeza de que não se trata de mais um trote e com isso muitas vezes nos casos verdadeiros as vítimas são obrigadas a esperar porque não temos 100% de certeza da informação recebida. Assim, perdemos tempo no socorro e a vítima nesse espaço de tempo pode perder a vida e tudo por conta das brincadeiras de mau gosto que são os trotes. Nosso apelo é pela conscientização de quem pratica o trote, pois quem pratica o trote brinca com a vida do semelhante”, disse a coordenação do Samu 192.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.