Achei Sudoeste


Brumado: Lei impõe obrigações aos estabelecimentos bancários
O projeto de lei de autoria dos vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio Pereira (PCdoB) foi sancionado pelo prefeito municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Elaborado pelos vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio Pereira (PCdoB), o projeto de lei que determina aos estabelecimentos bancários situados na cidade de Brumado obrigações quanto ao atendimento foi sancionado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). O projeto havia sido formulado em razão do número expressivo de reclamações dos usuários dos serviços na cidade. Além de obrigar as agências a efetuar o atendimento em tempo razoável, ou seja, até 15 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriado prolongado, o documento prevê a manutenção nos bancos de um número mínimo de caixas e atendentes para atendimento aos clientes; disposição de acomodações que permitam que os clientes permaneçam sentados, enquanto aguardam atendimento; e disponibilização gratuita, em todas as agências, de ao menos um bebedouro e um sanitário, dentro das normas sanitárias e de acessibilidade. Caso os estabelecimentos bancários descumpram as exigências, podem ser penalizados com uma advertência, multa e até mesmo suspensão e cassação do alvará de funcionamento do banco. Os próprios usuários dos serviços bancários poderão encaminhar denúncia, legalmente constituída e devidamente acompanhada dos meios de prova legalmente admitidos, preferencialmente, ao Procon, ou na falta deste, a Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual e Assistência Judiciária Municipal. Após o recebimento da denúncia, os fatos serão apurados e, se comprovados, serão aplicadas as penalidades previstas. O projeto tem um prazo para entrar em vigor.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Wellington Raimundo de Jesus
Esse projeto dos 15 minutos foram aprovados em várias cidades da Bahia, inclusive em Feira de Santana e Salvador, mas os bancos não cumprem com o tempo estipulado pelo legislativo. Não adianta criar leis que não serão cumpridas caros legisladores. Duvido se os bancos serão penalizados se não obedecer essa lei? Com a palavra os legisladores.
Maria Lidia
Precisamos de vereadores que saibam escutar que tenha a sensibilidade e coragem para legislar em favor do povo. Parabéns pela atitude.