Achei Sudoeste


Conselheiro na campanha pela estadualização do hospital de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e membro da comissão de saúde de Brumado, Gilberto Lima Dias, o Giba, defendeu em entrevista ao site Brumado Notícias a estadualização do Hospital Professor Magalhães Neto. Giba argumentou que Brumado tem os mesmos direitos à saúde e é carente de uma UTI, assim como acontece nas cidades de Guanambi e Vitória da Conquista, onde o governo do estado banca as unidades hospitalares com UTIs. “Defendo a bandeira da estadualização do hospital porque o município tem condições de atender a assistência básica com tranquilidade, mas para bancar média e alta complexidade não será impossível, pois o município não tem recurso para isso. Se avaliarmos os municípios da região que contam com UTI, como Guanambi e Vitória da Conquista, os hospitais são bancados pelo Estado. E Brumado teria que assumir R$ 1 milhão mês só para a UTI. Por isso insisto que a cidade tem que brigar para o governo também subsidiar o hospital com a sua UTI”, disse o ex-vereador. 

Conselheiro na campanha pela estadualização do hospital de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo Giba, os prédios das UTIs adulto e neonatal anexos ao hospital já estão prontos há três anos, mas sem serem utilizados. “Viraram dois elefantes brancos, enquanto a comunidade necessita dos equipamentos, mas são obrigados a se deslocarem para outras unidades quando precisam de atendimentos mais complexos”, ressaltou ele. Giba aproveitou o atual momento para dizer que o município terá ainda mais dificuldades com a manutenção do hospital regional em 2016, tendo em vista que o município só está conseguindo dar continuidade aos atendimentos neste final de ano por conta da devolução de recursos feita pela Câmara de Vereadores. Ao final, o conselheiro convocou a população a sair das redes sociais e serem mais participativos. “Os brumadenses têm que sair mais das redes sociais e mostrar as caras participando nas sessões da câmara, cobrando com mais veemência dos representantes públicos ações mais emergentes para que tenhamos o funcionamento da nossa UTI”, pontuou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.