Achei Sudoeste


Rui Costa faz apelo para população brumadense combater o mosquito da dengue
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua passagem pelo município de Brumado na última semana, o governador Rui Costa (PT) fez um apelo convocando a população para combater o aedes-aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Após fazer um resumo de como o mosquito se desenvolve e sabendo que o município tem a possibilidade de uma infestação, o governador disse que cada morador da cidade é um combatente ao vetor da tríplice epidemia. “Cada um de nós é responsável pelo nosso quintal, pelas caixas d’águas e por qualquer outro reservatório de água em nossas casas. Então eu peço a vocês que não esperem apenas pelos agentes, pois nessa guerra contra esse mosquito todos nós somos agentes que vigiamos nossos lares. Nenhum de nós quer adoecer e nem queremos que adoeçam nossos familiares ou vizinhos. Quero ver o povo daqui de Brumado e de toda a Bahia com saúde e não triste por conta desse mosquito”, declarou Rui Costa. Segundo apurou o site Brumado Notícias, após uma semana de chuva na cidade, a coordenação de combate ao mosquito da Vigilância Epidemiológica (Vigep) intensificou os trabalhos de campo, principalmente nos bairros periféricos, onde o índice de infestação já passa dos 4,5%. 

Rui Costa faz apelo para população brumadense combater o mosquito da dengue
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A preocupação do setor é com os imóveis que não estão sendo vistoriados. Segundo dados da Vigep, dos 22.500 imóveis na sede do município, mais de 5.000 não foram vistoriados pelos agentes, na sua maioria por não encontrar o proprietário e por conta da resistência do próprio morador em não querer receber o agente. Outro agravante que começa a ser resolvido é a falta de atuação dos agentes nas comunidades rurais. Como há poucos profissionais no setor, os mesmos só tinham escala para as comunidades rurais nos finais de semana. Alegando estar sem verba, a prefeitura havia cortado o pagamento de horas extras, o que deixou as comunidades rurais descobertas por todo o ano de 2015. Porém, a prefeitura já deu sinal de que neste mês de janeiro voltará a cobrir as horas extras para que os agentes também façam a inspeção no meio rural, onde há mais de 20 mil habitantes. Na última sexta-feira (8), a Vigep recebeu mais uma cota do larvicida, produto que mata a larva do mosquito e é depositado pelos agentes nos reservatórios das casas. Além disso, a Vigep também estuda a utilização de predadores naturais do mosquito.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Carol Pecora
Gostaria e necessito muito que fizessem uma vistoria na minha rua na Augusto Cangussu no Bairro Baraúnas. Sou gestante com 7 meses de gestação, em volta da minha casa toda é terreno sem moradores e com acumulo de lixo, na porta da minha casa tem um carro velho, abandonado com possível criadouro do mosquito também. Como não fico em casa durante o dia, não sei informar se passa agente na minha rua. Teria como o site intervir nessa situação ou visitar o local para poderem fazer algo??