Achei Sudoeste


Marcha Nacional da Defesa Animal em Brumado
A marcha foi realizada na capital do minério ao mesmo tempo em que é realizada a manifestação em todo o país. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã deste domingo (25), foi realizada em Brumado a Marcha da Defesa Animal, ao mesmo tempo em que é realizada a manifestação em todo o país. O objetivo do movimento no município é conscientizar a população de que maltratar e abandonar animal é crime. “Queremos incentivar a castração que é a forma de diminuir a quantidade de animais nas ruas. Em Brumado, as pessoas têm seus animais e quando eles procriam, abandonam os filhotes nas ruas”, comentou Caroline Santos, presidente da ONG Auau – Adote um amigo único. “Não adianta colocar para adoção uma cadela, sendo que depois de adotada ela vai para rua e reproduz e o dono não vai ter condições de ficar com todos os filhotes”, completou Caroline. De acordo com a presidente da ONG, é preciso que a Prefeitura ajude nesse problema, pois a Organização Não Governamental não tem condições de arcar com veterinário. Para a veterinária  Kátia Rodrigues, as pessoas precisam tomar conhecimento do quão grave é situação de maus tratos contra animais. “Já passou da hora de o povo brumadense saber que é crime maltratar animais”, emendou Rodrigues. Cláudio Ribas, um dos organizadores da marcha, foi mais além e contou que o pode público de Brumado está colocando a sua responsabilidade de proteger os animais para as ONGs. 

Marcha Nacional da Defesa Animal em Brumado
Organizadores do evento na cidade vão encaminhar as reivindicações aos poderes executivo e legislativo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Não vamos permitir isso. As ONGs tem o papel de proteger os animais, mas não tem a responsabilidade do poder público. Nós temos dificuldades financeiras, dificuldade com alimentação, com medicamentos, de assistência veterinária e de locais para colocar os cães”, declarou Ribas. O organizador contou ainda que após o evento haverá uma reunião para fazer os encaminhamentos que serão levados aos Poderes Executivo e Legislativo. “Queremos que se criem leis e apliquem as já existentes para a defesa animal. Vamos solicitar a criação de um centro de zoonoses no município, que não seja um depósito de animais para posterior sacrifício deles, mas que seja um local de cuidados, de assistência veterinária”, afirmou Cláudio Ribas. Também ativista da causa, Paulo Esdras, da Associação Protetora dos Animais, falou que a marcha é apenas um dia simbólico, mas que a causa da defesa animal não é algo só de um dia. “Queremos conscientizar a todos sobre esses crimes contra animais, que são federais”, emendou Esdras. Quem também participou da marcha foi o presidente da Associação dos Ciclistas de Brumado, Edvan Leite. “Eu me sensibilizei com a causa e estou participando, espero que o movimento possa crescer em Brumado. O povo brumadense precisa participar mais”, disse Leite.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.