Achei Sudoeste


Brumado está entre municípios brasileiros no mapa de risco de desastres naturais
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há cerca de um ano, o município de Brumado recebeu uma base do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). O município entrou para o mapa de risco de ocorrência de desastres naturais após as chuvas que causaram enchentes no Rio do Antônio, em 2013. Na época, várias famílias ribeirinhas foram desabrigadas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a seca que assola a região também é um indício para a ocorrência de algum tipo de desastre. A base de monitoramento foi instalada ao lado da Usina de Beneficiamento de Umbu, na comunidade do Campo Seco, acerca de 3 km da BR-030. O sistema foi criado a partir de decreto presidencial, em julho de 2011, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

Brumado está entre municípios brasileiros no mapa de risco de desastres naturais
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 A finalidade é prevenir e alertar para salvar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica. A base de monitoramento, que funciona com placa de energia solar, envia os dados via satélite para a base nacional em Brasília, que conta com uma equipe especializada que acompanha 24 horas por dia as áreas de risco de 957 municípios classificados como vulneráveis. Entre outras competências, envia os alertas de desastres naturais ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional (MI), auxiliando o Sistema Nacional de Defesa Civil.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.