Está demorando mais que o habitual para as lojas no comércio de Brumado entrarem no espírito natalino. Em anos anteriores, era visível a empolgação dos comerciantes que ornamentavam seus estabelecimentos com até 60 dias de antecedência das festas de fim de ano. Desta vez, o recesso econômico e a crise na política nacional vêm deixando comerciantes e consumidores desconfiados e mais cautelosos nos investimentos e nas compras. Uma baixa bastante sentida é a falta da campanha de Natal, que todos os anos era promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A campanha até chegou a ser iniciada, mas, diante da pouca adesão das casas comerciais em tempo hábil, a direção da CDL decidiu cancelar a campanha, que nos últimos anos premiava os consumidores com sorteios de veículos e aparelhos eletrônicos. Este ano, não haverá nem mesmo a famosa casinha do Papai Noel. Mesmo com os contratempos, muitos comerciantes acreditam que, na semana das comemorações do Natal, as vendas devem aumentar em 30% em comparação ao período atual. Para muitos, o saldo servirá apenas para fechar o balancete anual sem débito. “Vai dar pelo menos para zerar o caixa e não fechar o ano no vermelho”, comentou um lojista ao site Brumado Notícias.